Ler é Presente

Mais um ano do Projeto Ler é presente!

Funcionários da Ultragaz capacitados pelo Avisa Lá, praticam a leitura para crianças e jovens.
O projeto consolidou-se com a participação de 175 voluntários, 9 CCAs (Centros para Crianças e Adolescentes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – PMSP) e 438 crianças e jovens, mesmo diante das restrições sanitárias em função da pandemia.
O acervo de livros considerou a diversidade de gêneros, de temáticas e de autores brasileiros e estrangeiros e a formação ofereceu apoio ao voluntário com dicas para apoiar a mediação.

Os voluntários destacaram como pontos positivos da experiência, entre outros:
. a possibilidade de doar seu tempo para um momento cultural tão importante e essencial para as crianças e jovens;
. a parceria com o colega que formou a dupla, na maioria das vezes de outras unidades, no planejamento  da ação;
. a mobilização  das famílias e quem está em volta, seja no preparo da leitura em voz alta, seja no  momento de experimentar a leitura com os filhos.

“A experiência de receber um livro e se preparar para ler para as crianças foi realmente emocionante. O interesse das crianças e a participação superou minhas expectativas. (voluntária)

A minha leitura foi uma experiência incrível! A turma tinha uma energia super alta e as crianças foram bastante participativas! Foi o compromisso mais prazeroso daquela semana! No final, quem mais aprendeu e saiu ganhando fui eu! ” (voluntária)

Para os educadores também foi uma experiência enriquecedora. “Foi um imenso prazer participar junto com a minhas turmas desse projeto; uma oportunidade diferenciada onde a participação e a interação entre as crianças e voluntários aconteceu de fato; vivenciando uma experiência tão diferenciada (on-line) chamou muito a atenção de todos que participaram.”  (Educadora)

E para as crianças, uma oportunidade para aprender e interagir. “Olá, eu sou a Maria Eduarda, tenho 11 anos. Gostei muito de vocês, foi muito legal nossos encontros e eu adorei as histórias, e o livro que eu mais gostei foi da história dos dragões! Eu agradeço vocês e eu gostei muito!” (criança)

Foi uma poderosa troca entre as pessoas, seja a equipe do IAL, da Ultragaz, dos colaboradores da empresa e dos CCAs e, principalmente, as crianças. O encontro a partir de histórias gerou novas histórias e experiências comuns e é disso que precisamos!

Posted in Blog, Novidades and tagged , , , , , .