Programa Além dos Números

O programa tem por objetivo fortalecer políticas públicas do Ensino Fundamental – primeiros anos – por meio da qualificação técnico-pedagógica do atendimento nas escolas.

Duração
01 ano

Objetivo Específico
Formar a equipe técnica da SME (formadores locais) do município e as coordenadoras pedagógicas para que apoiem os professores para que desenvolvam novas práticas sobre o conhecimento matemático nos primeiros anos do Ensino Fundamental, que impactem as competências, os objetivos de aprendizagem, desenvolvimento e as habilidades preconizadas para a língua portuguesa na BNCC.

Metodologia
Formação continuada de caráter reflexivo atrelada às atividades pedagógicas de leitura e escrita que deverão ocorrer nas escolas participantes para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Apoio aos técnicos e coordenadores por meio de: tematização da prática, aprofundamento teórico e prático das didáticas específicas de leitura e escrita, consultoria a distância para avaliar a produção de texto dos alunos e apoio para planejamento e acompanhamento do trabalho a ser desenvolvido pela equipe escolar.
Conteúdos
Conhecimento Matemático– conteúdos didáticos a partir dos contextos apresentados na BNCC.

Dentre as cinco unidades temáticas da BNCC podem ser escolhidos dois, por exemplo, Números ou Grandezas Medidas (peguei da BNCC, porque não tinha conteúdo no programa de acordo com ela, veja se faz sentido)

Formato

  • Dois Seminários presenciais por ano de 16 horas cada em São Paulo/SP para dois formadores locais.
  • Os formadores locais recebem subsídios de pauta mensalmente para planejarem o encontro de formação com os coordenadores pedagógicos.
  • Os formadores locais têm acesso à plataforma do programa com todo o material disponibilizado (textos utilizados, vídeos, ppts e indicação bibliográfica), participação de reuniões online mensais e fóruns.
  • Dois seminários locais (no município), um no primeiro semestre, outro no segundo nos quais os consultores do Instituto Avisa Lá trabalharão supervisão com os professores, coordenadores e técnicos, em alfabetização. Haverá visitas em duas escolas participantes
  • Curso a distância para coordenadores e diretores (até 30 participantes) sobre dois dos conteúdos abordados no ano – duração 6 meses – na plataforma ADL. Recebem certificado do IAL por isso.

O IAL certificará técnicos, e coordenadores. Os professores devem ser certificados pela própria Secretaria.

Ações e carga horária dos formadores locais

  • Encontros de formação
  • Seminários
  • Reuniões online
  • Supervisões mensais
  • Elaboração de materiais para o Programa

Total de horas no ano 163 a 172, aproximadamente.

Clique aqui para ver as formas de contratação

Fale conosco em [email protected] ou ligue para 11 30325411