Em Rio Branco, no Acre, um centro de apoio às escolas

Ambiente estimulante de aprendizagem, criado pela secretaria municipal de educação, funciona como extensão da própria sala de aula, como laboratório de vivências interessantes e construtivas. Por intermédio da arte, da tecnologia, da cultura, alcança maior interação entre os alunos
avisala_22_espaco2

Fotos: Prefeitura Municipal de Rio Branco

A Secretaria Municipal de Educação da cidade de Rio Branco, no Acre, criou e gerencia o Centro de Multimeios. O objetivo é oferecer às unidades escolares municipais recursos didático-pedagógicos, tecnológicos, artísticos e culturais.

O Centro de Multimeios está estruturado administrativamente com laboratório de informática, biblioteca infantil e de adultos, videoteca com sala de projeção, brinquedoteca e núcleo de atividades artísticas. Ele também desenvolve programas variados com as crianças das escolas de Educação Infantil e propicia o contato com computadores, considerando as necessidades e especificidades da faixa etária.

Na Biblioteca Infantil as crianças ouvem histórias – lidas e contadas –, manuseiam bons livros e os lêem espontaneamente, o que contribui com a ação didática dos professores que trabalham com a perspectiva de formar alunos leitores e escritores competentes. A videoteca é outro recurso importante, pois possibilita a ampliação do universo cultural, por meio da exibição de filmes.

Além das atividades proporcionadas no espaço do Centro de Multimeios há propostas itinerantes nas quais monitores da biblioteca vão aos municípios vizinhos, em escolas, salões comunitários e até mesmo em praças públicas para ler e contar histórias ao público local. Para isso, levam com eles uma mala recheada de livros que fazem o encantamento e a diversão das crianças e adultos.

(Por Maria da Conceição Borges Lima, gerente de gestão em Educação Infantil)

avisala_22_espaco1.jpg

Em espaço apropriado a professora lê em voz alta para as crianças

Mais informações

Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco – Rua Amazonas, 466 – Bairro Cerâmica Rio Branco – AC. CEP: 69900-380 Tels.: (68) 3223-1893 / (68) 3223-1893. E-mail: semec.gab@pmrb.ac.gov.br

Posted in Espaço Educativo, Revista Avisa lá #22 and tagged , , , , , , .

One Comment

  1. A CADA PASSO AS PROPOSTAS SE MOSTRARAM RIQUISSIMAS ,AMEI ESSE CURSO FOI GRATIFICANDO E CONTRIBUIU ENRIQUECENDO AINDA MAIS MEU REPERTORIO SOBRE A BNCC.O MEU MUIT OBRIGADA A TODOS QUE FIZERAM PARTE DESSA PROPOSTA.

Comments are closed.