![](https://avisala.org.br/wp-content/uploads/2002/07/19837_33_1.jpg)
A Voz de Stefânia – Memórias e reflexões sobre o percurso profissional
Stefânia, professora há mais de 20 anos, relata, num congresso em Brasília, uma experiência real, sensível, comprometida: a sua própria trajetória. Por Stefânia Padilha Costa
Stefânia, professora há mais de 20 anos, relata, num congresso em Brasília, uma experiência real, sensível, comprometida: a sua própria trajetória. Por Stefânia Padilha Costa
o EGJ Santa Clara quebrou a barreira do preconceito em um projeto que colocou um grupo de meninos e meninas, entre 10 e 11 anos, para correr atrás da bola. As crianças pesquisaram sobre a história do futebol, leram crônicas, noticiário esportivo e jogaram bastante. Conheça aqui detalhes da experiência que ampliou os horizontes de alunos e professores. Por Mara Guimarães Coelho
Para falar sobre como a compreensão do papel da motricidade no desenvolvimento e na vida da criança pode contribuir para que as Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental organizem práticas educativas nos processos de ensino e de aprendizagem, o Avisa lá conversou com Isabel Porto Filgueiras
A inclusão de crianças com necessidades especiais em classes regulares é, ao mesmo tempo, uma realidade e um desafio. Nem toda professora se sente em condições de abraçar a idéia. Este relato mostra como professoras sensíveis e uma escola responsável podem ser de grande ajuda no processo da inclusão. Por Helô Pacheco
No lugar dos berços, organizamos cantos de brinquedos, de leitura, de descanso. Investir na qualidade do espaço foi o primeiro grande passo para melhorar o trabalho no berçário e mudar completamente a concepção que tínhamos sobre as crianças pequenas. Aproveite nossas dicas e veja como você também pode melhorar o espaço de sua instituição. Por Vânia Aparecida Valenti Marques e Emilian F. C. Santos
Veja como construir conhecimentos com educadores e crianças para reduzir o mal-estar provocado pelas doenças e os riscos de contaminação
Nesta matéria, a professora Lucila Silva de Almeida conta sobre várias atividades com crianças bem pequenas numa escola de São Paulo. Desde o trabalho, com poesias, danças, faz-de-conta, até a interação com duas tartarugas. Por Lucila Silva de Almeida
Veja como é possível mudar as funções do Coordenador Pedagógico, lendo sobre a experiência de Carla Luizato e Cynthia Felipe Noszhese Magalhães, as coordenadoras que pararam de “apagar incêndio” e assumiram a formação de professores como principal meta de trabalho. Por Silvana Augusto
A reescrita do conto oriental “O Quebrador de Pedras” surpreende e encanta, pois as crianças aprendem muito sobre o que envolve a escrita e a produção de texto. Por Denise Milan Tonello
Nessa entrevista com Monique Deheinzelin, ela mostra como as crianças pequenas, ao contrário do que se acredita, são concentradas e disciplinadas ao fazerem seus trabalhos de arte