Festa dos100 livros

                                                            Fernanda Renner
Coordenadora Pedagógica do Pró Saber SP

Você já ouviu falar da Festa dos 100 Livros?
Se não, vou te contar agora!

Por que 100 Livros?

Há algum tempo, lá pelos idos de 2010, eu era professora de crianças de 6 anos no Pró Saber SP[1]. Dentre tantas propostas que desenvolvia com o foco na alfabetização e no brincar, lia todos os dias seguindo os princípios da própria instituição. Todo dia lia um livro de literatura diferente e que estivesse dentro dos nossos critérios de qualidade literária. E para eu não esquecer dos livros que já havia lido, anotava num caderno de desenho onde eu mesma fazia as pautas para escrever.  As crianças começaram a se interessar pelo caderno e pelo que eu escrevia ali. Fui deixando o caderno e a lista que estava sendo construída à mostra para as crianças, assim elas acompanhavam o que estava sendo anotado. Um caderno de capa dura que conseguia assim ficar um pouco em pé, chamando atenção.  Ele ficava na estante junto com os livros. As crianças me ajudavam a escrever e a numerar os livros lidos, e a lista foi crescendo, pois, todo dia era dia de ler.
A partir desse momento, comecei a perceber que o interesse das crianças aumentava cada vez mais pela leitura e um dia, quando estávamos próximos dos 60 livros lidos, comentei com as crianças: “nossa, desse jeito acho que a gente vai ler 100 livros até o final do ano. Vamos fazer uma festa dos 100 livros lidos e convidar as famílias para celebrar?” A empolgação tomou conta do grupo.

Saí de lá e fui direto para a sala da coordenação, onde a nossa inesquecível coordenadora pedagógica Denise Nalini[2], numa visão bem emancipatória, comentou:
“Nossa, Fê. Se você vai ler 100 livros com as suas crianças, os outros grupos também vão, pois todas as professoras leem diariamente para as crianças. Como essa proposta é interessante para todos! Vamos propor para todo o Pro Saber SP, para que todas as crianças tenham esta possibilidade de comemorar o marco de ler 100 livros”. E desta forma, foi lançada a ideia.

O escrever se completa quando alguém lê – Carlos de Assumpção

As crianças antecipam histórias a partir das capas, aprendem a linguagem que se escreve, percebem as diferenças entre a linguagem oral e a escrita, atentam para algumas situações que estão apenas insinuadas no livro. Além disso, as crianças desenvolvem a imaginação do que pode acontecer na página seguinte.  Promovemos que as crianças troquem entre si impressões sobre o que foi lido, como uma forma potente de interação e vamos assim ampliando, de uma maneira poderosa, o universo cultural de cada uma delas.

Lista de livros lidos e outras listas de interesse

Hoje, ao invés de escrever no caderno, porque não dava para as crianças   participarem da escrita dessa lista de livros lidos, as professoras escrevem as   suas listas em cartolina que fica exposta em um mural. Essa lista ganhou   outros elementos e, além do nome do livro, o nome do autor e ilustrador   também aparecem. Assim as crianças observam o professor como escriba e   algumas já tomam a iniciativa delas mesmas registrarem as informações. 

Inscrição para a sessão simultânea de leitura na proposta de Leitura de 100 livros


Uma vez por mês a leitura é realizada de outra forma, por meio das sessões   simultâneas de leitura, em que as crianças se inscrevem para ouvir a leitura   do livro   que escolhem a partir de convites dos professores, anotando o seu   nome no livro   escolhido e se misturando com outras crianças dos diferentes   agrupamentos.


A festa

A festa é comemorada quando todos os grupos já leram os 100 livros ou estão perto de ler esse número. Isso geralmente acontece entre os meses de setembro e outubro, e até hoje essa brincadeira se manteve de forma saudável, sem ser uma competição entre os grupos. Todas as crianças vivem essa experiência de forma única, onde são ressaltadas as conquistas coletivas. Quando um grupo chega ao livro lido de número 100, as crianças saem em cortejo pelo Pró, tocando pandeiro e alfaia, batendo palmas e cantando, para que as outras vejam que a festa está se aproximando, pois mais um grupo chegou aos 100 livros lidos.

Cortejo

        Estandarte do grupo Camaleão

Por que cada grupo termina em momentos   diferentes?
Porque alguns leem livros maiores, leem livros por   capítulo, leem coletâneas de contos, outros não.   Então, é importante que haja essa comemoração   individual para que todas as crianças se sintam   contempladas quando atingem essa meta de 100   livros lidos. Evidentemente que até o final do ano   as crianças acabam lendo muito mais, não é   mesmo? A partir dessa ideia inicial surgiu também a ideia de uma comemoração coletiva, numa data a ser escolhida, e quando as famílias chegam para comemorar junto.

Panorama da organização da escola para a festa

Chega então o grande momento da festa dos 100 livros.   Enfeitamos todos os espaços, organizamos uma linda mesa de   café  da manhã para as famílias e crianças. Tudo lindamente   preparado para esse dia tão especial, afinal, nem todo mundo lê   100 livros na sua vida. O Pró fica cheio de desenhos de   personagens favoritos, livros preferidos, autores e ilustradores   chegam para ler os seus livros para as crianças, contadores de   histórias vêm trazer as suas narrativas encantadoras.

Contadores de histórias e autores se apresentam

As crianças fazem indicações literárias por meio de marcadores de livros que são distribuídos, declamam poemas e cantam músicas que ensaiaram.
São lindas e diversas formas de mostrarem seus saberes.

Famílias e crianças com os certificados

Junto a tudo isso, as crianças recebem um  certificado no qual   essa   aventura literária, envolta em muitos livros  e histórias, é   confirmada.  O certificado tem status de documento   e,  em muitas   casas, ele fica exposto em um quadro na parede ou   estante. Isso   mostra o valor que as famílias dão à leitura e à   educação.

Crianças lendo para as famílias

Então, dessa forma, todos comemoram e se envolvem em torno desse objeto cultural tão potente que é a leitura literária.

Toda essa ação vai gerando uma referência para todas as crianças e para a comunidade  onde o Pró Saber SP está instalado, em Paraisópolis, zona sul da cidade de São Paulo.

Mesmo sendo uma proposta de contraturno escolar, a demanda é cada dia maior para atender as crianças. Atualmente, o Pró Saber SP tem 175 crianças de 4 a 6 anos, no programa Ler & Brincar; 86 jovens do Ensino médio no Pró Jovens; 85 crianças de 7 a 11 ano no projeto Ciranda Literária, 30 crianças de 12 a 14 anos no Vaga lume e a cereja do bolo que é o Ler & Brincar nas Escolas. Esse programa contrata jovens que se formaram no Pró Jovens para que desenvolvam experiências com a leitura e o brincar com as crianças das escolas públicas da comunidade durante o recreio escolar. Além disso, diariamente passam cerca de 120 pessoas pela biblioteca que o Pró mantém na comunidade, com porta de vidro aberta para a rua.

A Festa dos 100 Livros já tem mais de 10 anos e ela continua, cada vez mais, impactando a comunidade e a educação dessas crianças. O Pró Saber SP não para de se aperfeiçoar no trabalho que realiza cotidianamente, garantido para a comunidade o direito de acesso a livros de alta qualidade e a leitura como condição de desenvolvimento.

________________________________________

[1] https://prosabersp.org.br/

[2] Denise Nalini foi coordenadora pedagógica do Pró Saber e coordenadora de projetos em artes no Instituto Avisa Lá , sua contribuição foi inestimável para a educação . Acesse artigos escritos por ela nas nossas revistas – https://avisala.org.br/index.php/tag/denise-nalini/

Posted in Blog, Novidades and tagged , , , .