Cursos a distância para Educação Infantil – 2º semestre de 2018

Coordenadora: Renata Frauendorf
Formadores: Ana Lucia Bresciane, Denise Nalini, Denise Tonello, Eliana (Lica) Sisla.

1. A Base Nacional Comum Curricular e direito de brincar na Educação Infantil

Formadora: Eliana (Lica) Sisla

Nosso país produziu ao longo das últimas décadas extensa documentação que orienta as práticas da Educação Infantil sobretudo, mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular. Mas, como as redes municipais de educação infantil vão transformar as orientações legais em práticas reais ? Como garantir não só em um currículo mas no cotidiano das creches e pré-escola os direitos de aprendizagem: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se? Partindo de uma concepção de aprender fazendo os participantes do curso irão por meio do Brincar, mergulhar nos desafios de implantar a BNCC.

De que maneira este direito está sendo garantido em sua rede? Do que brincam as crianças do seu município? como brincam? Onde brincam? Quanto tempo na rotina é destinado ao brincar, em especial ao brincar de faz de conta? Como o brincar da criança é valorizado e se torna visível para a comunidade escolar?

A partir destes questionamentos e da sistematização destes conteúdos será possível a rede se organizar para começar as reais transformações no Brincar generalizando para os demais direitos de aprendizagem.

Público alvo: Técnicos de Secretarias de Educação de Educação Infantil
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2. Instrumento do coordenador pedagógico para uma formação que transforma a prática

Formadora: Denise Nalini

A pauta formativa é um importante instrumento de trabalho do formador e não deve se restringir apenas a uma lista de ações/atividades ou tópicos. A organização desse tipo de planejamento requer conhecimentos próprios do formador para que ele possa fazer escolhas sempre levando em consideração os direitos de aprendizagens e desenvolvimento das crianças, segundo a BNCC, e as demandas formativas de seu grupo.

Porém em meio a tantas ações que acabam por ocupar o cotidiano do coordenador pedagógico, a tarefa de planejar e realizar encontros de formação acaba ficando em segundo plano.

Que articulações são possíveis fazer entre documentos oficiais, principalmente a BNCC, e o projeto pedagógico da escola? Como garantir espaço para o professor refletir sobre sua prática cotidiana e se sentir encorajado a falar de suas experiências, como também ouvir as de seus colegas?

Nesse curso, vamos discutir modos de organizar o tempo da formação profissional em serviço, partindo do exercício de planejar boas pautas para as reuniões pedagógicas, que contribuíam para uma maior compreensão dos direitos da criança e de como garanti-los na prática.

Público alvo: Coordenadores Pedagógicos da Educação. Infantil.
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3. Direitos de aprendizagem, campos de experiência e a avaliação na Educação Infantil: o que é preciso ressignificar?

Formadora: Denise Tonello

As novas demandas da Base Nacional Comum Curricular trazem à tona uma reflexão importante sobre o que significa avaliar na Educação Infantil?

Se a BNCC propõe aprendizagens relacionadas às competências, aos direitos e aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento como avaliar tal aprendizagem? O que e como observar, como registrar a evolução de cada criança e como comunicar os processos de aprendizagem a todos os envolvidos neste processo educativo?

Aliando teoria e prática, este curso aprofunda e analisa o significado de “documentação pedagógica”, com o intuito de reconhecer ações formativas e de orientar fazeres didáticos que estejam implicados cotidianamente num processo de avaliação significativo e contínuo, tanto para professores, como também para crianças e seus familiares da Educação Infantil.

A análise de portfólios e outros instrumentos de avaliação trará, aos educadores, subsídios para que toda a documentação produzida na escola possibilite a reflexão e a tomada de decisão em prol do avanço de todos os envolvidos no processo educativo.

Público-alvo: Professores e coordenadores de Educação Infantil.
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4. As especificidades de ler para crianças bem pequenas

Formadora: Ana Lucia Bresciane

Desde o início da vida é fundamental que as práticas de leitura literária façam parte da vida infantil. Segundo a BNCC, as experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo de modo a garantir os direitos de aprendizagem: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se. Sendo assim, é importante que essas práticas de leitura relacionadas principalmente ao campo de experiência: ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO 
façam parte do cotidiano das crianças na escola desde o berçário de forma constante e consistente.

Quais são as experiências que as crianças bem pequenas podem ter a partir da leitura literária? Ler para os bebês e crianças bem pequenas é importante? O que se passa quando lemos para eles? Qual é o papel do adulto que lê para os pequenos? E qual o papel dos livros, portadores da cultura letrada? Que tipo de livros são interessantes para essa faixa etária? Como criar um ambiente de leitura que contribua para a formação do pequeno leitor?

Essas e outras questões serão abordadas neste curso, onde professores e mediadores de leitura terão oportunidade de estudar, discutir, colocar em prática, refletir e trocar experiências.

Público-alvo: Professores de Ed. Infantil (0 a 3 anos).
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Custo por aluno R$ 400,00 ou até 3x de R$133,33 sem juros no cartão.
Inscrição: de 31 de julho a 17 de agosto
Duração: 12 semanas (60 horas de dedicação)
Semana de início: 20 de agosto
Semana de finalização: 05 de novembro
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Após a conclusão são emitidos certificados de participação. Para saber mais sobre nossa a metodologia e equipe de formadores clique aqui.

Consulte-nos a respeito de preços especiais para grupos de participantes de uma mesma instituição e grupos fechados para Secretarias Municipais de Educação.

Dúvidas/Contato: [email protected]

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