O Brasil tem memória – Um projeto para conhecer a história local

O Projeto Memória Oral na Escola tem como objetivo propiciar aos professores e às crianças de escolas públicas a oportunidade de desenvolver um trabalho de memória local, práticas de leitura e escrita e uso do computador e internet. Coordenadoras e professoras do ensino fundamental pesquisam com seus alunos as festas, os lugares, as brincadeiras e as pessoas que fazem parte da história da comunidade e, ao final, expõem ao público seu trabalho



As instituições de educação vêm enfrentando cada vez mais o desafio de desenvolver, junto às crianças e jovens com os quais atua, práticas pedagógicas inovadoras, eficientes e atualizadas com o mundo contemporâneo.

No entanto, a tradição da prática pedagógica, as dificuldades da atualização profissional e a escassez de recursos físicos de toda a ordem dificultam as inovações e os avanços. Para enfrentar este desafio, o Museu da Pessoa, o Instituto Avisa-lá e investidores do setor social desenvolvem um projeto que objetiva exatamente oferecer aos professores e às crianças a oportunidade de desenvolver um trabalho contextualizado, que vai atuar diretamente no que é função primordial das escolas, isto é, ensinar e aprender, bem como ampliar o contato da comunidade escolar com ferramentas atuais da comunicação em rede.

Entre outras oportunidades, o projeto contribui com as comunidades para construir sua própria história. Recuperar, rememorar ou conhecer a história familiar e de seus antepassados pode ser uma alavanca importante para o resgate da identidade de um indivíduo ou de um grupo, uma vez que conhecer a partir da prática e experiência de vida legitima o trajeto de cada um.

Por meio de projetos em que se propõe o resgate da história de cada comunidade, as crianças do Ensino Fundamental são levadas a pesquisar a história não oficial, recolhida e reconstruída a partir de entrevistas que elas mesmas fazem com moradores da cidade.

Efeitos na aprendizagem das crianças no Rio de Janeiro
Este projeto provocou mudanças significativas, sobretudo ao que diz respeito à alfabetização e ao conhecimento sobre memória oral. A necessidade da leitura e da escrita para a realização do projeto levou muitas crianças a dar um salto no seu processo de aprendizagem. A percepção de uma função real para essas atividades contribuiu para o desenvolvimento delas de diferentes formas:

  • A apreciação de fotos antigas das famílias, trazidas pelas crianças, e a necessidade de escrever legendas para elas deu a escrita uma função real.
  • A visita ao site do Museu da Pessoa, onde se encontravam algumas da produções das crianças, levou-as a pensar e se esforçar para ler e escrever.
  • A valorização do projeto pelos parentes (pais e avós) fez com que muitas crianças procurassem participar ativamente do processo depreparação e realização de entrevistas, o que envolveu necessariamente leitura, escrita e compreensão de textos.
  • O baú de memórias – que guardava fichas que as crianças produziam, com trechos de entrevistas e depoimentos de pessoas que contavam sobre suas vidas – trouxe a leitura para o cotidiano.A inclusão dos textos trazidos pelas crianças também incentivou a escrita.
  • A valorização do conhecimento de pessoas comuns e familiares sobre a história de sua cidade contribuiu para o desenvolvimento de maior auto-estima das crianças.

O Projeto provocou mudanças também para os professores que aprenderam, entre outras coisas, a elaborar e desenvolver projetos didáticos.

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