Revista Nova Escola: Educação Infantil, lugar de aprendizagem

Para os pequenos, quase tudo na vida é brincadeira. Por isso, na Educação Infantil, não faz sentido separar momentos de brincar dos de aprender. Essa simultaneidade pede que espaços e rotina da escola sejam planejados de modo a proporcionar multiplicidade de experiências e contato com todas as linguagens, o tempo todo. Clique aqui para ler […]

Continue lendo >

Revista Nova Escola: Adaptação e Acolhimento

Neste texto, Cisele Ortiz pretende propor algumas reflexões sobre o processo de entrada da criança na escola de Educação Infantil. O acolhimento do ponto de vista das crianças, das famílias e da instituição, tendo como foco o planejamento do processo de acolhimento. Clique aqui para ler o artigo na íntegra

Continue lendo >

Experimentar para criar

Acesso a diferentes tipos de materiais e suportes nas atividades de arte estimula o desenvolvimento dessa linguagem em crianças muito pequenas. Por Ana Paula Yazbek, com colaboração de Karen Greif Amar

Continue lendo >

Parceiros nos cuidados

Quando o trabalho de diferentes áreas é integrado para atender às crianças, promove o bem-estar dos pequenos e de suas famílias, além de otimizar os serviços prestados. Por Ana Benedita Guedes Brentano e Luzia A. Carelli

Continue lendo >

Pauta bem planejada

Planejamento é um termo bastante utilizado nas escolas e nas redes de ensino. Todos reconhecem sua importância, mas será que ele repercute efetivamente na prática pedagógica? Por Adriana Arroio, Sirlene Teixeira e Débora Rana

Continue lendo >

Nome próprio na alfabetização

Curso on-line com professores gera reflexões sobre a importância do uso do nome próprio na alfabetização. Compartilhar conhecimentos com os participantes das mais diferentes escolas é uma possibilidade que a tecnologia oferece. Por Clidinéia Ferreira, Érica Miskolci, Erotides Santos Vitório, Lorena Trescastro, Maria do Carmo Simões da Silva, Raquel Relvas, Renata Maria Oliveira, Tatiane Rodrigues e Silvana Augusto

Continue lendo >