Gigantes e a expressão plástica

Depois de analisadas diferentes representações de um personagem, crianças constroem expressivo repertório imagético e avançam na técnica da figuração em seus desenhos. Por Mariana Isnard Carneiro e Denise Guilherme Viotto

Continue lendo >

Literatura e formação de repertório

Por meio da leitura de diferentes obras, crianças ampliam o conhecimento sobre literatura e aprendem a indicar os livros de que mais gostaram. Por Denise Nalini, Laura Momberg, Lia Olival Costa, Márcia Félix e Maria Cecília Lins

Continue lendo >

A vida de um pipoqueiro e a competência para ler e escrever

Ao coletar com os alunos a história de vida do pipoqueiro, “Seu Roque”, a professora de uma escola pública ajudou a ampliar horizontes, reforçou laços com a comunidade, proporcionou momentos de prazer e contribuiu com o desenvolvimento de novas competências das crianças. Este e outros projetos com o Museu da Pessoa. Por Karen Worcman e Silvia Pereira de Carvalho; Marcia Trezza, Cinthia Manzano e Maria Paula Gennari Twiaschor

Continue lendo >

O olhar da Arte sobre objetos do cotidiano

Um artista com uma produção instigante permite que as crianças explorem materiais do cotidiano, misturando realidade e fantasia. Por Carla Gorga Guimarães, Cecília Pereira de Almeida Assumpção, Fernanda Assumpção e Vera Trevisan de Souza

Continue lendo >

Dinâmica motivacional ou estratégia formativa?

As dinâmicas de grupo servem realmente para mobilizar as competências, habilidades e vontade dos professores para ensinar melhor e ter uma ação colaborativa com seus pares? Ou a prática da sala de aula e a formação, bem tematizadas, são mobilizadoras poderosas na formação? Por Silvana Augusto

Continue lendo >