“Vidas em Cordel” do Museu da Pessoa

Exposição do Museu da Pessoa lança material educativo gratuito

Professores podem usar o livreto como guia para explorarem os conteúdos
da exposição digital
em sala de aula

O Avisa Lá apoia esta inciativa que se compõe de exposição híbrida (digital e física) e propõe um mergulho na valorização de histórias de vida, a partir de uma das mais significativas expressões culturais da cultura brasileira: os cordéis. É essa experiência que a exposição “Vidas em Cordel” traz em treze narrativas individuais, extraídas diretamente do acervo do Museu da Pessoa, apresentadas como obras literárias.

Em sua versão digital, “Vidas em Cordel” já foi acessada por mais de 11 mil usuários, com 50 mil visualizações desde o lançamento, realizado em outubro.
A exposição possui
conteúdos exclusivos, que conferem uma experiência diferenciada em relação à itinerância e que podem ser acessados no endereço https://memo.museudapessoa.org/vidas-em-cordel/. Um deles é o  livreto “Vidas em Cordel para Educadores”, que pode ser visualizado e baixado aqui.

O material é gratuito e voltado para auxiliar professores a conhecer e refletir sobre as histórias de vida de brasileiros e brasileiras através da literatura de cordel, colaborando para o uso dos conteúdos em atividades de formação em sala de aula. A cartilha possui um “roteiro” que instrui os educadores a conduzirem o processo de imersão no mundo de possibilidades de “Vidas em Cordel” e de intersecção dos relatos de histórias de vida com a literatura de cordel. O material dá ênfase aos cordéis e às histórias das poetisas Tula Pilar e Roberta Estrela D’Alva, grandes nomes da literatura brasileira. 

O livreto educativo está organizado em duas seções: “Apresentação” e “Para Começar a Conversa”, que, por sua vez, vem subdividida em: “1. Histórias de Vida”; “2. As Descobertas sobre a Poesia Popular”; e “3. A Aplicação do que foi visto, ouvido e aprendido”. Em cada uma das seções, os educadores encontrarão orientações de como podem conduzir o processo com os alunos, além de sugestões de provocações e reflexões que podem ser feitas aos estudantes para aguçar a curiosidade sobre as trajetórias de vida apresentadas. 

Além disso, as atividades estimulam que os educadores levem em conta a organização, as cores, os nomes, os textos e as xilogravuras.  Caso haja interesse, o material educativo pode ser impresso para que seja usado como livreto físico em sala de aula. Essa também é uma possibilidade para os cordéis apresentados na exposição digital, permitindo maior flexibilidade e aproximação no trabalho dos cordéis com os alunos durante os debates.
_________________________________________

Sobre o Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa (www.museudapessoa.org) é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. O Museu da Pessoa conta com um acervo de mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados de brasileiros e brasileiras de todas as regiões, idades, classes e atividades. Desde seu início, sua plataforma virtual contabiliza mais de 2.500.000 acessos únicos. 

Posted in Blog, Novidades and tagged , , , , , .