Projeto Caminhos do Cuidar – mais uma ação do Avisa Lá

O Instituto Avisa Lá, em parceria com a Coordenadoria Pedagógica/ Divisão da Educação Infantil (COPED-DIEI), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o Instituto Aliance e a Fundação Lemann, desenvolve de agosto a novembro de 2020, o Projeto Caminhos do Cuidar.
Seu objetivo é colaborar na construção de protocolos e na produção de documentos norteadores para a volta às atividades na Educação Infantil, na cidade de São Paulo, elaborados de forma participativa e promovendo interlocução setorial e de entidades interessadas, por meio de formação continuada a distância, das equipes de creches e pré-escolas.
O público participante direto são as equipes técnicas da Educação Infantil e as equipes gestoras de 2 EMEIs, 2 CEIs diretos e dois CEIs parceiros das 13 DREs da Cidade de São Paulo, por adesão voluntária. Posteriormente, todo o conteúdo construído pelos grupos de trabalho ficará disponível ao público em plataforma digital, criada especialmente para o projeto.

A formação apoiará as unidades escolares na criarão Comitês da Infância, compostos pelos diferentes profissionais da escola e famílias para diagnosticarem e planejarem o possível retorno, quando as condições sanitárias permitirem, com foco nas áreas:

  • Gestão participativa (equipe/ família);
  • Cuidados promotores da saúde e bem estar;
  • Cuidados promotores da qualificação da alimentação; Acolhimento pedagógico e de bem estar
  • Acolhimento afetivo-social.

Profissionais, familiares e crianças podem se sentir mais apoiados, seguros e confortáveis com as medidas que vierem a ser implementadas e que envolve uma construção coletiva, o que pode diminuir o estresse e promover aprendizagem e desenvolvimento.

Posted in Blog, Novidades, Programas and tagged , , , , , .