Cursos a distância para o 1º semestre de 2017

Para Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental

Coordenadora Curso a distância: Renata Frauendorf
Formadores: Ana Brentano, Camilla Schiavo, Cisele Ortiz, Clelia Cortez, Denise Nalini, Denise Tonello, Eliana Sisla, Maria Paula Twiaschor.

1. As especificidades da educação infantil para gestores iniciantes (NOVO)

Público-alvo: Gestores iniciantes (responsáveis pela EI nos municípios)

A educação infantil hoje é considerada como uma estratégia fundamental para as conquista de bons indicadores municipais não só na educação, mas também em outras áreas, como a social e a econômica. Um bom começo faz toda a diferença.

Os gestores podem por meio deste curso, ter acesso a uma visão contemporânea que rege este nível de ensino, às principais posições no Brasil e à legislação vigente. Assim como serão apoiados para transformar a organização cotidiana do trabalho em seu município, a qualidade dos espaços, das práticas pedagógicas e a formação continuada dos professores.

Faça sua inscrição através de nossa loja virtual em http://www.loja.avisala.org.br/cursos–

2. Instrumentos metodológicos do Diretor: diagnóstico (NOVO)

Público-alvo: Diretores da Educação Infantil e Fundamental 1

São tantas as demandas que esse profissional recebe que se torna difícil eleger prioridades. Por onde começar?  Como olhar a realidade e entender o que será necessário fazer para melhorá-la?
Nesse curso discutiremos o papel do diagnóstico com diferentes exemplos para a elaboração de planos de ação para a instituição assim como refletiremos sobre as formas, instrumentos e estratégias possíveis para elaboração e aplicação desse instrumento.

Faça sua inscrição através de nossa loja virtual em http://www.loja.avisala.org.br/cursos–

3. Leitura na escola: um trabalho de parceria entre CP e Professor

Público-alvo: Coordenadores Pedagógicos da Educação Infantil

Na Educação Infantil a leitura vem ocupando um lugar constante, porém, nem sempre este momento tem sido planejado para que essa competência imprescindível na escola e na vida se torne um hábito prazeroso. Ler para as crianças e permitir que elas leiam por conta própria são tarefas fundamentais na escola.

Mas o que os coordenadores pedagógicos precisam aprender para ajudar os professores a tornar a leitura um hábito prazeroso para as crianças desde cedo?

Nesse curso, vamos refletir como o trabalho de parceria entre CPs e professores pode contribuir para qualificar esse momento a partir de boas experiências de situações de leitura orientadas pelo coordenador.

Como observar e dar boas devolutivas aos professores, a escolha do acervo, o que fazer antes, durante e depois de ler?

Esse curso não atingiu o número insuficiente para a formação da turma.

4. Por que, para que e como elaborar bons portfólios do processo de aprendizagem?

Público-alvo: Professores e Coordenadores da Educação Infantil e Fundamental 1

A elaboração de portfólios vem ganhando cada dia mais força na escola devido a sua importância para avaliar e planejar o trabalho didático. Mas como elaborá-los? Esta é uma tarefa apenas do professor? Como o coordenador pedagógico pode apoiar?

Este curso irá contribuir para que os educadores possam aprofundar o conhecimento teórico sobre formas de elaborar portfólios envolvendo a participação de crianças e familiares na avaliação das aprendizagens. A partir da análise de bons modelos de portfólios os participantes poderão de imediato começar o processo com seus alunos.

Faça sua inscrição através de nossa loja virtual em http://www.loja.avisala.org.br/cursos–

5. Faz de conta que… a potência do jogo simbólico para o desenvolvimento infantil (NOVO)

Público-alvo: Professores e Coordenadores de Educação Infantil e Fundamental 1

É bastante presente no discurso dos educadores que o jogo simbólico possibilita à criança fantasiar, mas também, expressar a realidade em que vive. Mas, se a importância disso está clara, por que os tempos e espaços destinados à brincadeira de faz de conta nas instituições estão cada vez mais restritos?  Se na Educação Infantil o jogo simbólico quase não acontece o que dizer então do Fundamental1?

Neste curso vamos refletir juntos o porquê, para que, quando e como favorecer o jogo simbólico no cotidiano escolar.

Faça sua inscrição através de nossa loja virtual em http://www.loja.avisala.org.br/cursos–

6. A importância de desenvolver o cálculo mental na escola

Público-alvo: Professores e Coordenadores de Fundamental 1.

É possível ensinar a fazer cálculo mental na escola? Por que ensinar os alunos a fazê-lo? Qual o sentido para as crianças? Cálculo mental é mesma coisa que “chutar” resultado? Qual a relação entre esta competência e as operações matemáticas elementares.

Neste curso discutiremos estas e outras questões e compartilharemos boas práticas para o trabalho com o cálculo mental nas classes do Ensino Fundamental I

Esse curso não atingiu o número insuficiente para a formação da turma.

7. Como ajudar meus alunos a escrever melhor?

Público-alvo: Professores e Coordenadores do Fundamental 1

Muitos professores consideram que seus alunos não produzem bons textos e sim uma escrita fragmentada, na qual às vezes faltam informações para a compreensão do leitor comprometendo o sentido. Produções com muitos erros de ortografia ou ainda com problemas de pontuação. Nesse curso, vamos conhecer o caminho que os alunos devem percorrer até a escrita final de um texto. São ações fundamentais que precisam ser garantidas pelo professor para garantir a qualidade dos textos produzidos pelos alunos.


Custo por aluno R$ 400,00 ou até 3x de R$133,33 sem juros no cartão. Duração: 12 semanas (60 horas de dedicação).

Inscrições de 06/02 a 03/03 e Início das aulas em 06/03.

Faça sua inscrição através de nossa loja virtual em http://www.loja.avisala.org.br/cursos–

Após a conclusão são emitidos certificados de participação. Para saber mais sobre nossos cursos e metodologia clique aqui.

Consulte-nos a respeito de preços especiais para grupos de participantes de uma mesma instituição.

Posted in Blog.