Metodologia Cursos Avisa Lá

Princípios gerais

Compartilhamos das concepções que entendem que a formação continuada depende substancialmente das questões que emergem da atuação direta da prática. Os educadores estão em um real contexto de aprendizagem onde “se aprende a fazer fazendo”: errando, acertando, tendo problemas a resolver, discutindo, construindo hipóteses, observando, revendo, argumentado, tomando decisões, pesquisando, olhando outras práticas e realidades. O processo de refletir sobre a prática, procurar compreendê-la e analisá-la em busca de aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido é o foco da ação formativa. Partindo dos problemas reais enfrentados pelos educadores, é possível, por um lado, valorizar sua experiência, e, por outro, garantir maior participação e uma atitude investigativa como base para novas aprendizagens. Os conhecimentos teóricos trazidos pelo processo de formação são instrumentos valiosos de ressignificação da prática. Para nós, a interação é fundamental. Por isso, todas as atividades propostas exigem a participação dos cursistas. Textos e outros materiais de estudo podem ser acessados por qualquer participante. Porém, o que vai de fato assegurar a aprendizagem é o uso compartilhado desses materiais nas discussões em grupo, nos fóruns, chats e outros espaços de estudo e planejamento pedagógico. 

Avaliação e certificação

Os alunos são certificados mediante atividade final de avaliação, obrigatória, e participação ativa em pelo menos 75% dos debates propostos. Os alunos que participam nessa medida e demonstram um certo domínio sobre o conteúdo tratado no curso recebem certificados de participação por 60 horas de trabalho. Recebem certificados apenas os participantes que postarem as atividades finais de avaliação e obtiverem conceito satisfatório e plenamente satisfatório, definidos da seguinte forma: Participação – como o curso não é organizado no formato de aulas virtuais, não há controle de faltas por aula. A participação é registrada de acordo com o relatório de acesso dos alunos no ambiente virtual, de suas postagens nos fóruns e discussões e de sua interação nas atividades. Levamos em conta a participação ativa: entendemos que entrar nos fóruns e ler o que está acontecendo é muito importante, mas isso não terá valor para a obtenção do certificado. Receberá a certificação quem participar ativamente – lendo e escrevendo – em, no mínimo, 75% das propostas apresentadas e tiver avaliação satisfatória nas atividades propostas pelas formadoras. Aprendizagem – os conceitos finais S, PS ou NS (Satisfatório, Plenamente Satisfatório ou Não Satisfatório) consideram as aprendizagens construídas ao longo do curso, o que pode ser observado na qualidade da participação de cada um e no conjunto das atividades formais propostas pelo curso, sobretudo a atividade final, que é obrigatória. O aluno precisa, por exemplo, justificar suas colocações e referenciar-se às discussões e leituras que foram realizadas; ou seja, não basta dizer concordo ou não concordo. Serão avaliados de modo satisfatório ou plenamente satisfatório os participantes que alcançarem as expectativas de aprendizagem do curso. Veja, a seguir, os critérios de avaliação:

Não satisfatório Satisfatório Plenamente satisfatório
Participação Não participou ativamente de até 75% das atividades propostas. Participou ativamente de mais de 75% a 85% das atividades propostas. Participou ativamente de 90% a 100% das atividades propostas.
Aprendizagem Não atingiu as expectativas de aprendizagem do curso. E não entregou a atividade final

 

Atingiu em grande parte as expectativas de aprendizagem do curso.

E entregou a atividade final.

Atingiu plenamente todas as expectativas de aprendizagem do curso.

E entregou a atividade final

Como a avaliação é, para nós, um processo complexo, os certificados não são emitidos automaticamente. Após o curso, o formador inicia o processo de atribuição de notas, de validação e devolutiva para o grupo. O certificado, então, pode ser enviado em até dois meses após o final do curso. Dessa maneira, o Avisa Lá continua mantendo o rigor e a seriedade profissional que tem marcado os vários anos de trabalho pela formação de professores em todo o Brasil, presencialmente e a distância.

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