Como pensam as crianças?

No mês da Criança, o Avisa Lá realiza uma Live com Cisele Ortiz, coordenadora adjunta, e Monique Deheinzelin, educadora e escritora, doutora em Educação na USP.

Nossa convidada publicou “Uma experiência em educação infantil” (Vozes, 2016, 11ª ed. revista e ampliada), entre outros livros. É coautora dos livros didáticos “Aprender com a criança” e “Brincar com a criança” na editora Autêntica.

Leia um trecho da entrevista que a autora deu para a Revista Avisa Lá #64/2015.

“Na criança, vemos a nós próprios, não é verdade? Ou, como bem disse [Gaston] Bachelard², nela vemos a juventude de nossos atos. O que se vê nas crianças é a gênese, ou origem, do conhecimento, daquilo que nos constitui. Se a vida é uma dádiva, para cada criança é vivida como abertura de possibilidades – muito mais do que necessidades ou impossibilidades; porque, se não fosse assim, ela não sobreviveria! Como teríamos aprendido a andar se tudo fosse só queda ou imperfeição? O que me encanta nas crianças são os seus procedimentos, que vêm de uma aliança afetiva que a criança realiza em cada instante, entre observação e imaginação. Interagindo com as situações da vida a criança se safa inventando soluções. Isto – de não aceitar o que já está dado, pronto, posto na mesa do comércio social dos adultos – é mais que encantador, é a própria vida com seus meandros”.

Clique aqui para acessar a Live.

_________________________

2 Filósofo e poeta francês (1884-1962). Sua obra encontra-se no contexto da revolução científica promovida no início do século XX pela Teoria da Relatividade.

Posted in Blog, Novidades and tagged , , , .