Avisa Lá Indica “O mundo de Isa”

Ana Carolina Carvalho, formadora do Avisa Lá,  indica, neste mês, não um livro, mas uma coleção de livros para bebês e crianças bem pequenas, que apresenta o conhecido e o inusitado em um contexto significativo para elas. Assista o vídeo clicando na imagem e leia o texto abaixo, esclarecedor e emocionante, uma verdadeira aula sobre leitura para crianças bem pequenas.

O mundo de Isa, de Maria Cristaldi, Editora Peirópolis

Ana Carolina Carvalho

O que lemos para crianças bem pequenas? E para os bebês? Quando visitamos salas de educação infantil em creches e escolas que atendem os menores, costumamos nos deparar com livros de banho e de pano, livros que ensinam palavras, muitas vezes com imagens estanques, com o intuito de ensinar as crianças coisas sobre o mundo. Na grande maioria das vezes, notamos que esses livros não têm narrativa, e embora sejam considerados “literatura para bebês”, muitos não fazem exatamente jus ao nome que tem.

Mas, será que os bebês “ligam” para narrativas? E como ligam! Notam a cadência do texto, observam o jeito como lemos, tão diferente do tom costumeiro de nossa fala cotidiana, encantam-se com a combinação de palavras e, claro, adoram acompanhar uma boa história – poder voltar a ela e perceber que é sempre a mesma, dominar o enredo, lidar com o conhecido e sentir de novo a emoção que uma boa narrativa apresenta: a surpresa, a identificação, a graça, a resolução de um conflito. Além disso tudo, um livro de qualidade amplia o repertório imagético das crianças bem pequenas e dos bebês, oferecendo novas representações sobre o mundo.

Hoje eu falo de uma coleção que traz tudo isso para os pequeninos. Trata-se de O mundo de Isa, escrita e ilustrada pela Maria Cristaldi e publicada pela editora Peirópolis. Uma coleção de 32 títulos concebida para ser a primeira bibliotequinha das crianças. Isa é um pouco como suas leitoras e leitores: a personagem está ali, existe, mas seu corpinho sem tantas formas definidas convida ao preenchimento, à identificação: sou eu que estou ali. Isa é um pouco de mim, eu sou um pouco dela. Posso estar nela.

O formato do livro é convite importante à autonomia dos pequenos, que podem segurar o livro e tê-lo bem pertinho: nas palmas de suas mãos.

Os enredos variam bastante. Alguns títulos – Isa na casa da vovó, Isa no quarto escuro, Isa pode ser quem quiser apresentam situações bem conhecidas, comuns ao cotidiano das crianças bem pequenas e dos bebês. Sabemos que isso funciona bem: os pequeninos apreciam encontrar ecos de sua existência e experiência nas histórias. Também, com um mundo que traz sempre uma novidade… que bom encontrar o conhecido!

Por outro lado, como encanta compreender que a literatura também é esse espaço de encontro de outras realidades, espaço de espanto, mas seguro porque no livro; lugar de nomeação das novidades, de reconhecimento de outros universos e que acolhe e dá forma a essa paixão de conhecer o mundo.

O mundo de Isa é cheio disso tudo: do conhecido e do diferente. Por isso, imagino, encanta aos pequeninos e se situa nesse exato lugar, o da boa literatura voltada a quem acabou de chegar para a aventura de estar por aqui.

Posted in Blog, Novidades and tagged , , , , .