Verde que te quero ver diversificar

Ajude as crianças a fugir do lugar comum! Veja como é possível substituir os desenhos simplificados e empobrecidos por uma diversidade de encher os olhos

Produções ricas em detalhes das crianças da EMEI Maria José Dupré

Comecei a trabalhar na Escola Municipal de Educação Infantil Maria José Dupré em agosto de 2002. Como professora recém chegada, precisava conhecer melhor as crianças e o que elas sabiam, por isso planejei momentos para que elas desenhassem utilizando os recursos que conheciam.

Ao analisar os resultados, chamou-me a atenção, em especial, a produção do 3o estágio F, um grupo de 35 crianças com 6 anos de idade. Observei que a maioria fazia casinhas e árvores estereotipadas.

Diante de uma produção tão empobrecida, procurei pelos trabalhos anteriores e constatei que elas estavam habituadas a pintar desenhos “prontos” mimeografados, ou a fazer desenhos livres. Havia pois, a necessidade de elas explorarem e desenvolverem o universo gráfico.

Então planejei ações até o final do ano letivo com vistas a alguma aprendizagem na área. Uni essa necessidade ao interesse das crianças em observar, manusear e colecionar sementes de árvores que crescem ao lado do muro da escola. Daí surgiram momentos para despertar a sensibilidade delas com relação à importância da preservação do meio ambiente, para a vida do planeta e a de todos nós para ampliar e enriquecer as possibilidades de registros através do desenho.

Um percurso de trabalho
O projeto durou três meses, e seu desenvolvimento previu diferentes etapas destinadas às crianças:

Rodas de conversa

No decorrer do projeto, as rodas de conversa estiveram presentes para que as crianças pudessem expor suas idéias e refletir sobre as questões abordadas, juntamente com seus colegas de classe, a fim de que trocassem experiências a partir de suas vivências.

Apreciação e pesquisa
Realizamos apreciações de figuras de árvores, arbustos e folhagens coletadas em livros, jornais, revistas, folhetos e vídeos pelas crianças e por mim. As crianças puderam conhecer diferentes tipos de árvores, formas, tamanhos, volumes, cores. Ampliamos as pesquisas com os livros disponíveis na escola e outros levados por mim.

Observação e registro
As observações foram constantes: ao explorar o espaço interno da escola, as crianças puderam observar as árvores existentes próximas ao muro, as que viam através da janela da sala de aula e as copas das árvores das casas vizinhas. Surgiu daí a necessidade de conhecê-las de perto, fora do espaço escolar. Então, visitamos os arredores da escola e as crianças fizeram registros gráficos de tudo o que puderam perceber. Em seguida, na aula, fizemos apreciações dos registros, reflexões e observações referentes aos mesmos.

Produção inicial da Josilene

Nas aulas seguintes, propus uma série de produções de desenhos de observação de folhas, sementes, galhos, árvores, desenhos rupestres da Serra da Capivara, estudada no vídeo que exibi. Aproveitei a oportunidade para apresentar a diversidade de materiais de desenho e assim as crianças experimentaram carvão, barro, canetas fina/grossa, lápis de cor, giz, caneta para transparência e até os recursos do software Paint Brush.

Ampliação do repertório de formas
Para ampliar ainda mais o repertório de formas orgânicas, sugeri que as crianças recolhessem e trouxessem de suas casas e das proximidades folhas, sementes, galhos apanhados do chão, para que posteriormente, em sala de aula, fizessem observações e registrassem graficamente texturas, tamanhos, volumes, cores, luminosidade, linhas de contorno e interna das folhas e cascas de sementes.

As crianças estavam tão envolvidas no projeto que trouxeram tudo em grande quantidade. As observações, descobertas e registros gráficos foram ricos e serviram como referencial em suas observações e avanços na percepção de diversas possibilidades de desenhar árvores.

Ampliação de conhecimentos
A observação das árvores do bairro e próximas da escola despertou um novo “olhar” para aquelas que sempre estiveram ali e nunca haviam sido percebidas pelas crianças. Esse trabalho de observação fez com que elas começassem a valorizar e compreender a importância e necessidade de preservação.

As crianças construíram conceitos, foram em busca de mais informações, espontaneamente, e demonstraram grande interesse em aprender sobre o meio ambiente. Em suas falas percebi a conscientização da necessidade de proteger a natureza e a possibilidade de plantarmos nossos próprios alimentos, já que todas moram em casas e muitas têm espaço para plantar.

Dos 3 aos 17 anos – desenhos de árvores dos alunos da Escola da Vila. www.vila.com.br

Troca de conhecimentos sobre desenho
As produções melhoraram sensivelmente. Em sala de aula, eu criava oportunidades para que todas pudessem apreciar os desenhos dos amigos e trocassem informações sobre seus processos. Os desenhos traziam uma enorme riqueza e variedade de formas:

– As árvores têm formas diferentes, algumas faço mais finas e outras mais grossas – disse Natasha.

– No meu desenho eu usei esta forma de linha que, quando chega na folha fica curva. – observou Gislaine.

– Agora estou desenhando com mais vontade, eu desenho o tronco e os galhos vêm logo e depois já faço as folhas – disse Erick, consciente de seu processo de produção.

– Quando eu desenho esta folha, tenho que fazer bastante linha dentro dela – acrescentou Fernanda, dando sua dica.

– O cacto do vídeo da Serra da Capivara é bem fácil de desenhar, porque é um pouco redondo em cima e reto embaixo, e também tem uns risquinhos. – lembrou Carlos.

– Estes desenhos parecem até com uma fotografia – observou Regivan.

Percebi que as crianças estavam vivenciando de forma consciente o processo do fazer gráfico. A linguagem gráfica vinha se enriquecendo a cada dia e a cada oportunidade oferecida.

Pouco tempo,muitos resultados
Apesar do pouco tempo que restava para terminar o ano, conseguimos, ainda assim, produzir muitas coisas como forma de sistematização de nossas pesquisas: Montamos um livro com o resultado das pesquisas em casa e na escola sobre a diversidade da flora e a relação com o meio ambiente.

Os textos informativos foram produzidos coletivamente e as receitas de tintas naturais foram escritas pelas próprias crianças, segundo suas hipóteses de escrita no momento.

Organizamos uma oficina de criação de pincéis e tintas com elementos da natureza, com a participação de todas as crianças, pais e outras pessoas da comunidade. Cultivamos algumas sementes escolhidas pelas crianças e acompanhamos seu crescimento. Produzimos jogos de memória, confeccionados com os desenhos de observação das crianças a partir dos desenhos rupestres da Serra da Capivara e impressos em gravura. Fizemos o jogo-da-velha em tecido e peças com sementes e o jogo de percurso com informações sobre as plantas.

Essas etapas foram valiosas para o sucesso do projeto, pois despertaram grande empenho e envolvimento das crianças e famílias. Percebi nesses três meses a ampliação do universo gráfico das crianças, a transformação de seus desenhos, mais ricos em detalhes.

(Renata Cristina de Campos Honora, Professora de educação infantil)

Josilene ao final do projeto

Dica de leitura

O Livro das Árvores faz parte do projeto: A Natureza segundo os Ticuna, iniciado em 1987. As primeiras atividades desse projeto constaram do levantamento de dados e da elaboração de desenhos sobre a flora e a fauna regionais. (…) Conscientes da necessidade de trabalhar, a partir da escola, uma proposta mais específica de conservação dos recursos naturais existentes nas áreas já demarcadas, os professores Ticuna decidiram dividir por temas o material levantado e publicar o primeiro livro de uma série: O Livro das Árvores.

“Este livro, portanto, apresenta a intensa e rica relação dos Ticuna com as árvores que formam a floresta, focalizando o valor e o significado de várias espécies, preferencialmente nativas, para a sua sobrevivência física e cultural.” (Jussara Gruber. O Livro das Árvores. Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngües. Benjamin Constant. Amazonas)

Para adquirir o livro, entre em contato com Jussara Gruber: Tel.: (61) 468-2620 e-mail: Jussaragruber@uol.com.br

Ficha Técnica

Escola Municipal de Educação Infantil Maria José Dupré. Rua Pastor João Grecchi, 84, Parque Anhanguera. São Paulo. Para contato com a Renata: tel.: (11) 3831-2023 e-mail: renatahonora@bol.com.br

Bibliografia

  • A vida das plantas, as flores e as árvores. Enciclopédia Visual. Ed. Ática. Tel.: (11) 3346-3000.
  • O livro das tintas. Ruth Rocha. Ed. Melhoramentos. Tel.: (11) 3612-2577.
  • A Criação da Pintura. Ed. Melhoramentos. Tel.: (11) 3612-2577.
  • Trilhas da Capivara.  Fundação do Homem Americano, localizada no Piauí, dentro do Parque Nacional da Serra da Capivara. Tel.: (86) 582-1612.
  • Árvores Brasileiras – Volume 1 – Instituto Plantarum. Tel.: (19) 3466-5587.

Vídeos

  • Pantanal – Programa Expedições – edições Del Prado.Tel.: (21) 2244-2492.
  • Serra da Capivara. Vídeo produzido pela Fundação do Homem Americano. Tel.: (86) 582-1612
Posted in Revista Avisa lá #16, Tempo Didádico and tagged , , , , , , .