Cursos a distância para o 1º semestre de 2018 (inscrições encerradas)

Para Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental

Coordenadora Curso a distância: Renata Frauendorf

Formadores: Ana Carolina Carvalho, Camilla Schiavo, Denise Nalini, Denise Tonello, Eliana (Lica) Sisla.

1 – O papel do diretor e a formação continuada da equipe em tempos de BNCC.

Formadora: Eliana (Lica) Sisla
Público alvo: Diretores da Educação Infantil
O cotidiano do diretor é bem atribulado, repleto de tarefas que precisam ser cumpridas, afinal ele é o responsável pela concretização do Projeto Político Pedagógico e, em última instância, pelo bom funcionamento da unidade.  Entretanto, com tantas tarefas administrativas, as ações de formação da equipe diretamente relacionadas às questões do ensino e aprendizagem, acabam ficando em segundo plano.  Como reverter este quadro e construir um processo formativo com a equipe escolar, em parceria com o coordenador pedagógico?

A proposta deste curso é fortalecer o papel do diretor como liderança  técnica de sua equipe de trabalho para: implantar uma estrutura de formação continuada para todos os profissionais da escola; estabelecer parceria com o coordenador pedagógico (e demais gestores quando houver); organizar a sua rotina  com a inclusão das ações relacionadas à formação continuada; realizar observações sobre situações que deseja transformar e, por fim, discutir sobre as ações que envolvem toda a equipe, o Projeto Institucional. Buscaremos no curso estabelecer relação e aproximações com a Base Nacional Comum Curricular, dentro da visão de gestão democrática que referencia o documento.

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2. Como trabalhar Artes Visuais com a criança de 0 a 3 anos.

Formadora: Denise Nalini
Público alvo: Professores, coordenadores e diretores de educação infantil.(0 a 3)
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular é preciso garantir nas escolas de Educação Infantil espaços e tempos para que as crianças produzam e apreciem arte contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão singular de cada uma.

Quais as principais modificações propostas pela BNCC quando se pensa artes visuais com as crianças pequenas? Como planejar um trabalho centrado em campos de experiência?

Nesse curso refletiremos sobre o grande desafio de articular as necessidades das crianças pequenas aos contextos de aprendizagem ao discutir sobre a organização de rotinas que atuem com clareza na abertura de campos de experiências e na construção da autonomia das crianças pequenas.

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3. Documentar para avaliar: Por que e como elaborar portfólios?

Formadora: Denise Tonello
Público-alvo: Profissionais de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, ou demais interessados no registro dos processos de avaliação

O uso de PORTFÓLIOS, como instrumento de avaliação, valoriza a observação e o acompanhamento do percurso de aprendizagem de cada criança durante o ano, além de ser uma documentação exigida pelas normas oficiais e que deve seguir com ela seja ao mudar de módulos ou de segmentos, preservando a ideia de que nessa transição não há objetivo de seleção, promoção ou classificação. Porém como organizar esse registro de forma que ao mesmo tempo sirva para as famílias tomarem conhecimento do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças como também cumpra o papel de ser um documento formativo ao professor?

Este curso, trará subsídios para que em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular educadores possam refletir sobre a avaliação numa perspectiva formativa, processual e contínua. Bem como aprender: a elaborar propostas e intervenções cada vez mais ajustadas às necessidades individuais (da criança) e coletivas (do grupo-classe), a planejar momentos de observações, pautadas nos direitos e objetivos de aprendizagem para cada etapa do desenvolvimento, e analisar continuamente o processo de cada criança.

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4. Afinal o que significa ensinar e aprender Matemática na Educação Infantil?

Formadora: Camilla Schiavo
Público-alvo: Professores e Coordenadores de Ed. Infantil.
O campo de experiências “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” proposto pela BNCC, norteia a forma de trabalho na EI quando observamos como as crianças estabelecem relações matemáticas entre os objetos e pensam sobre elas.
Mas como planejar, então, um trabalho nas turmas de Educação Infantil que privilegie a construção de experiências significativas nesta área, considere as especificidades desta fase do desenvolvimento e permita que as crianças ampliem e avancem em seus conhecimentos matemáticos?

Neste curso discutiremos, a partir da análise de práticas em sala de aula e de pressupostos teóricos, questões relativas às experiências na apropriação do conhecimento matemático nas turmas de Educação Infantil e ao papel do professor instaurando novas reflexões, compartilhando experiências e ampliando o repertório docente com boas propostas.

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Custo por aluno R$ 400,00 ou até 3x de R$133,33 sem juros no cartão.

Inscrição: de 19 de fevereiro a 16 de março

Duração: 12 semanas (60 h de dedicação)
Semana de início: 19 de março

Semana de finalização: 4 de junho

Faça sua inscrição através de nossa loja virtual em https://loja.avisala.org.br/cursos/

Após a conclusão são emitidos certificados de participação.

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Dúvidas/Contato: suporte@avisala.org – (11) 3032-5411

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