![](https://avisala.org.br/wp-content/uploads/2021/06/revista47-280x272.jpg)
Muito além de carimbar os pés e as mãos
Criança pequena usa principalmente os sentidos visual e tátil para “ler” o mundo e se expressar por meio de materiais, suportes e técnicas. Por Mariana Americano
Criança pequena usa principalmente os sentidos visual e tátil para “ler” o mundo e se expressar por meio de materiais, suportes e técnicas. Por Mariana Americano
Acolher e apoiar mães que aleitam os filhos na creche é um compromisso que deve ser assumido por todos os profissionais responsáveis pelas creches. Por Damaris Gomes Maranhão
Profissionais da educação conscientes da importância do brincar com água e areia na escola são capazes de propor desafios e novas descobertas às crianças. Por Renata Frauendorf
Conhecer a ortografia apenas não basta. É preciso ter repertório, saber planejar, revisar e reescrever. Por Adriana Mangabeira, Aleksandra Silva e Camilla Guimarães
Instalações favorecem o contato prazeroso com materiais e o fazer artístico das crianças. Por Carla Gorga Guimarães, Cecília Pereira de Almeida Assumpção e Fernanda Assumpção
Apesar de estar tomando corpo como função estratégica, não há formalização do processo de formação do coordenador pedagógico. Não há curso de graduação ou habilitação específica, tampouco uma especialização obrigatória. Há apenas cursos de extensão variados, como aqueles contratados por escolas particulares ou redes públicas. Clique aqui para ler o artigo na íntegra
Preparação, encaminhamento e avaliação são passos imprescindíveis para um encontro eficiente, capaz de fortalecer os vínculos entre educadores e familiares. Clique aqui para ler o artigo na íntegra
O propósito deste módulo é que o coordenador pedagógico ajude os professores da escola a repensar as práticas de ensino do sistema de numeração com base na perspectiva da Didática da Matemática. Clique aqui para ler o artigo na íntegra
Duas pesquisas exclusivas revelam o perfil do coordenador pedagógico e como ele pode contribuir para a melhoria do trabalho docente. Clique aqui para ler o artigo na íntegra
Ressignificar o ensino da matemática ajudou as formadoras de Nova Lima na mobilização dos coordenadores e professores da rede para enfrentar a mudança nas práticas de ensino do cálculo. Por Débora Rana, Jaquelline Marques, Luciene Campos e Priscila Monteiro