![](https://avisala.org.br/wp-content/uploads/2012/05/revista49-280x2721-1.jpg)
Educação musical território para a produção infantil
Integradas com o ambiente e a cultura, as crianças interagem com sons e músicas, escutando, reproduzindo e criando. Por Teca Alencar de Brito
Integradas com o ambiente e a cultura, as crianças interagem com sons e músicas, escutando, reproduzindo e criando. Por Teca Alencar de Brito
Rodas de leitura aproximam alunos dos traços característicos de um dos maiores escritores da literatura infantil inglesa contemporânea. Por Pérola Belém Sales
Igualdade racial se aprende na infância. Para por em prática esta ideia, a Secretaria Municipal de Educação acaba de implantar o projeto Infância sem Racismo em todas as Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e creches da Prefeitura de Jacareí. O projeto, inspirado no livro “Práticas Pedagógicas para a Igualdade Racial”, lançado pelo MEC (Ministério […]
As creches e as EMEI’s de Jacareí vão incentivar crianças de 4 meses a 6 anos a conhecerem as culturas africana e indígena Natália Senóbio Jacareí A partir de maio, as creches e EMEI’s (Escola Municipal de Ensino Infantil) de Jacareí vão implantar o projeto “Infância Sem Racismo”, que vai incentivar crianças de 4 meses […]
Igualdade racial se aprende na infância. Para por em prática esta ideia, a Secretaria Municipal de Educação acaba de implantar o projeto ‘Infância sem Racismo’ em todas as Emeis (Escolas Municipais de Infantil) e creches municipais de Jacareí. O projeto, inspirado no livro ‘Práticas Pedagógicas para a Igualdade Racial’, lançado pelo MEC (Ministério da Educação), […]
A Secretaria Municipal de Educação de Jacareí/ SP, desde o início de 2012, trabalha o Projeto Institucional “Infância sem Racismo”. Foram realizadas formações pedagógicas com os Apoios Pedagógicos das Unidades Escolares, houve a distribuição de bonecas negras de diferentes tamanhos e modelos. Todos os materiais de estudo foram enviados e disponibilizados aos professores e educadores […]
A série Coordenação Pedagógica em foco – com a qual o programa Salto para o Futuro, da TV Escola, abre a temporada de 2012 – propõe justamente desafios para a ‘melhoria de qualidade da educação’, na perspectiva de ‘redes colaborativas e comunidades de aprendizagem’. A centralidade do papel do coordenador pedagógico nesse processo é destacada […]
O Conselho Estadual de Educação (CEE) negou o pedido de um grupo de pais de alunos de escolas particulares de São Paulo que solicitava a matrícula de crianças na educação infantil antes que elas completassem a idade mínima exigida para esta etapa de ensino. Clique aqui para ler o artigo na íntegra
Ambiente virtual propicia contato entre profissionais de diversas regiões do país e põe em foco temas importantes para a discussão da prática pedagógica. Por Renata Frauendorf
O convívio respeitoso, estimulante e parceiro entre unidade educativa e famílias é muito importante para as crianças que frequentam a educação infantil. Será tão difícil conseguir isto? Por Eliana Chalmers Sisla