Um olhar pela janela

Há espaço para as manifestações, conhecimentos e poéticas infantis nestes tempos de isolamento social?

As professoras das creches têm enviado propostas para as famílias vivenciarem com seus filhos, evitando as telas e cuja intenção primeira é manter os vínculos com a escola e também os intrafamiliares. São propostas que pretendem ser prazerosas tanto para a criança como para os adultos e que incluam linguagens, movimento, imaginação e saberes, em experiências que possibilitam muito aprendizado e interação.

As coordenadoras, professoras e outros profissionais, além das próprias famílias, estão descobrindo aspectos inusitados e encantadores dessa convivência tão íntima exigida no acolhimento e na proteção de todas.  E as crianças… ah as crianças,  elas têm tido a oportunidade de nos revelar, de forma singular e poética, sua capacidade de ler o mundo.

Segue uma proposta que revela essa faceta da relação triangular entre escola/família/criança.

Professora:
Boa tarde! Nossa sugestão hoje é: “um olhar pela janela”. Vamos propor a vocês que abram suas janelas ou portas e apreciem, junto com seu filho(a), o que está diante de vocês . Sugerimos ainda que vocês possam realizar essa proposta em dois períodos, dia e noite. Depois, descrevam para nós como foi essa experiência.
Essa apreciação poderá nos trazer um olhar diferente para as coisas simples do nosso dia a dia, além disso, poderemos fazer uma breve reflexão sobre o ambiente em que vivemos.
Temos certeza que será uma ótima experiência. Ficaremos aguardando, ansiosas, as devolutivas com fotos, vídeos e escritas desse momento.

Família:
A atividade proposta aconteceu de forma muito espontânea. A Rafa subiu para brincar com a nossa cachorra e, sem orientação nenhuma, subiu no banquinho e começou a observar o entorno, logo soltou: “olha Manu eu descobri o céu!” Depois dessa observação conversamos sobre o que mais era possível observar e descobrimos que o céu é azul, que não havia nuvens, observamos as casas dos vizinhos, foi uma experiência incrível!!!

Comentário da professora:

Fabiana, que encantador esse seu relato. Percebemos o quanto foi significativa essa proposta para Rafaela e toda família. Percebemos o valor que uma simples apreciação, a partir de nossa janela,  pode nos sensibilizar para olhar, de forma mais intensa, para as coisas simples, mas fascinantes da vida.

Essa experiência nos provoca e nos leva a pensar sobre o valor das interações e o quanto a conversa e o compartilhar percepções  nos ajuda a investir no que de fato pode nos unir em torno da criança.

_________________________________________________________________________________________________

Referência: CEI Mãe Do Bom Conselho
Centro Comunitário Jardim Autódromo
zona sul – São Paulo – SP

Imagem de capa: foto CEI Jardim Sangrilá
Centro Comunitário Jardim Autódromo
zona sul – São Paulo – SP

 

 

Posted in Blog, O que as crianças andam fazendo e falando, O que as profissionais podem nos contar and tagged , , , , , .