O Seminário dos dias 13 e 14 de novembro foi um momento de compartilhamento das práticas desenvolvidas a partir da tecnologia educacional: experiências formativas em cultura escrita com crianças de 4 a 7 anos, do Programa Melhoria da Educação, em oito municípios do CoGemfri – Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios Catarinenses da Região do Foz do Rio Itajaí.
Muitos foram os percursos reflexivos e de transformação das práticas de leitura nas redes, apresentadas pelas formadoras das secretarias de educação participantes do Seminário. Várias dimensões do trabalho com a leitura literária, foram discutidas como: formação de uma cadeia colaborativa para assegurar práticas diárias de leitura, organização do acervo, discussão sobre a qualidade dos livros, acesso livre e experiências estéticas das crianças e adultos com a literatura.
As práticas de leitura com o envolvimento de crianças e adultos criaram verdadeiras comunidades de leitura, resultado do trabalho de cada secretaria, de cada escola e de cada profissional das redes.
Gilmara da Silva, consultora do CoGemfri e articuladora do programa comentou sobre o depoimento de uma colega de um dos municípios participantes: “o ano passado foi bom, mas este ano, não tem nada que supere, o trabalho é fantástico”.
Ao final do seminário Cisele Ortiz, coordenadora adjunta do Avisa Lá, presenteou os participantes com o lindo texto que segue.
‘Queridas equipes, segue abaixo uma nota para vocês, um agradecimento pelo empenho e dedicação. Um obrigada a todas!
Fazer alguma apresentação num seminário pode ser visto como uma nova experiência formativa, saber destacar o fundamental dentro de um processo formativo não é fácil, exige rever o que foi trabalhado e mais do que isso o que foi realmente incorporado na prática pelas redes, pois o discurso teórico costuma ser mais poderoso e mais rápido de ser aprendido.
Como trazer uma contribuição para o território que traga novas reflexões?
O segundo desafio é planejar as formas de comunicar, o que colocar no slide, qual foto escolher, quem vai apresentar?
Como regular o tempo de apresentação? Saber fazer escolhas, escolher o essencial, respeitar o combinado para não prejudicar os colegas.
Estamos muito orgulhosas de todas vocês, de todos os municípios, que se empenharam em fazer o seu melhor e trazer o melhor de cada rede para socializar no seminário.
Foi uma experiência riquíssima esses dois dias para todos nós, com muita aprendizagem e novos desafios.
Vamos todos nos debruçar para manter a chama acesa e promover os direitos de educação de todas as crianças, de todos os segmentos da educação. Queremos uma educação vigorosa, que escute as crianças, que valorize seus pensamentos, que encante seus professores e que seja a fonte de seus planejamentos, com o horizonte da equidade.
Nosso desejo é que todos os direitos educacionais sejam garantidos em todas as escolas, para todas as crianças, sem exceção, todos os dias.
Tenho certeza de que esse nosso desejo é o mesmo de vocês e de nossos parceiros, as secretárias que nos apoiam, o CoGemfri, o Itaú Social e de toda equipe do Instituto Avisa Lá, sempre presente.”
_____________________________________
Essa formação é fruto do acordo de cooperação entre o Itaú Social e o CoGemfri – e a parceria técnica com o Avisa Lá.