Revista Avisa lá – mais uma edição disponível

Revista Avisa lá #53
Confira alguns artigos da edição

Ortografia Sim! Durante muito tempo deixada de lado nos currículos, a ortografia é vista hoje como um conhecimento específico. Quando se compreende o que é o erro do aluno, pode-se inverter a lógica do ensino, ou seja, em vez de tomar os erros dos alunos como indicativo para dar notas, passa-se a enxergá-los como indicadores do que precisa ser ensinado. No curso online do Avisa Lá, descrito neste artigo, a análise de sequências didáticas, entre outras estratégias, possibilitou a compreensão da função do ensino da ortografia na escola e as discussões entre as participantes corroboraram a necessidade de fazer diferente.

É possível brincar em escola de Ensino Fundamental?

Por que no início do Ensino Fundamental a escola acaba separando a criança do aluno? No Projeto “Pátio Além do Lanche” os profissionais, que acreditam no direito de brincar, trabalharam coletivamente em um diagnóstico sobre os espaços, as relações, os brinquedos, as brincadeiras e realizaram mudanças nos pátios de dez escolas, com a participação dos alunos. Uma nova organização introduziu jogos de tabuleiro, futebol de botão, espaço para jogo de trilha, queimada, entre outros, que resultou em um ambiente agradável, organizado, sem brigas e com maior autonomia e interação, tornando mais fácil inclusive o retorno às aulas depois do recreio. Um passo a passo para tornar o recreio um lugar alegre, saudável com ótimas interações.

“A criança e a arte: busca e encontro”. Os estudos sobre Arte Contemporânea e a observação do desenvolvimento e aprendizagem infantis tornaram possível uma interação entre crianças de 0 a 3 anos e a obra do artista Olafur Eliasson, cuja preocupação é a ocupação do espaço e a exploração dos ambientes. A luz, as cores e os espelhos, presentes em suas obras, despertaram a curiosidade infantil, estimulando o interesse pelo próprio corpo e pelo espaço. A integração entre arte e vida possibilitou várias conversas entre a poética do artista e as necessidades das crianças que, com esta experiência privilegiada puderam se desenvolver, conhecer e compreender o mundo.

“Tão longe, tão perto… a Sibéria é aqui” Quando a turma comentava as leituras dos livros escolhidos na biblioteca, um aluno perguntou sobre a localização da Sibéria. Foi assim que a “viagem” começou, movida pelo interesse da turma do 4o ano em pesquisar esse lugar desconhecido. A intenção da professora, nesse contexto, foi buscar o melhor caminho para trabalhar os diversos procedimentos de estudo. Muitas pesquisas foram elaboradas pelos alunos, mas a questão que se colocava era: como as informações podem se tornar conhecimento significativo?  Ler, escolher, aprofundar, duvidar… são conhecimentos que as crianças precisam construir, o que se constatou nesse movimento de pesquisa sobre a Sibéria.

Leia todos os artigos, na íntegra, em:
https://avisala.org.br/index.php/category/conteudo-por-edicoes/revista-avisa-la-53/

Posted in Blog, Novidades and tagged , , .