mais uma edição liberada para download gratuito
em nosso site
Confira alguns artigos desta edição
Revisão e análise de texto bem escrito. Um projeto sobre leitura e escrita de histórias levou os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental a criarem livros coletivos que foram lançados na Bienal do Livro daquele ano. Para ampliar o repertório de contos de aventura – o maior interesse dos alunos naquele momento, os professores trabalharam com contos breves para apoiarem a observação das características e dos elementos deste gênero. Trabalharam também a análise da escrita dos alunos, com o objetivo de levá-los a refletir sobre questões discursivas e ajudá-los a escrever melhor, tendo um olhar mais crítico sobre as próprias produções.
Sentido e significado no trabalho com a matemática. Como propor um ensino de Matemática na Educação Infantil que considere as especificidades dessa fase do desenvolvimento e permita que as crianças explicitem hipóteses e conhecimentos? O Formar em Rede Matemática, formação desenvolvida pelo Avisa Lá, construiu, a partir de um diagnóstico, um mapa das práticas existentes. Esse instrumento apoiou a organização dos estudos, aprofundando teorias sobre a didática da matemática e seus conteúdos específicos, construindo novos observáveis. Os resultados asseguraram às crianças experiências singulares e a construção de novos sentidos e significados para todos, professores e crianças.
Observar para ver. A última entrevista da série foi realizada com o professor Lino de Macedo. Ele afirmou que a inteligência simbólica é aquela que preside a nossa vida, a aprendizagem, o desenvolvimento, desde os dois anos até a morte. E as bases para a formação do símbolo são os recursos sensoriais e motores. Imitar é o desafio da criança em fazer o mesmo que fazem com ela ou com os que estão próximos. Brincar de imitar, é uma forma de incorporar o mundo. O professor aprende a olhar o brincar infantil, compartilhando o momento sem intervir – olhar já é uma intervenção. E é graças a esse olhar “organizado” que o professor decide as intervenções, os manejos pedagógicos.
Leia todos os artigos na íntegra, clicando aqui.