Confira alguns artigos desta edição
Em “Dinâmica motivacional ou estratégia formativa?” a autora questiona as dinâmicas de grupo como mobilizadoras de competências, habilidades, aprendizagens e envolvimento do grupo. Ao realizar essa discussão trabalha com concepções de ensino, aprendizagem, grupo e formação e, assim, podemos entender que a prática da sala de aula e da formação, quando bem tematizadas, são mobilizadoras poderosas da colaboração e do aprendizado.
E, por falar em tematização da prática, outro artigo desta edição denominado “Supervisão e tematização da prática” relata uma experiência de formação, no âmbito do Programa Além das Letras que, ao possibilitar aos professores olhar com distanciamento para o trabalho realizado, possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional e a construção de novos saberes, tão necessários ao diálogo, à argumentação e à discussão acerca do conhecimento.
O artigo “Ajudantes do dia: contribuições para o papel de estudante” discorre sobre como as pequenas tarefas atribuídas às crianças durante a rotina escolar são oportunidades de aprendizagem sobre convivência, respeito e responsabilidade, além de contribuir para a construção da personalidade moral.
“O olhar da Arte sobre objetos do cotidiano”, é o artigo que finaliza a trilogia sobre a arte contemporânea e a criança pequena, iniciada na edição 46. Nele conhecemos o trabalho desenvolvido na escola com o artista Jaime Lerner, cuja ideia central é popularizar o objeto de arte e introduzir a participação do público utilizando objetos simples do cotidiano, proposta que dialoga muito bem com o olhar e o fazer infantis.
Leia todos os artigos da revista clicando na imagem