“Infância sem Racismo”: crianças valorizam a diversidade cultural

Igualdade racial se aprende na infância. Para por em prática esta ideia, a Secretaria Municipal de Educação acaba de implantar o projeto Infância sem Racismo em todas as Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e creches da Prefeitura de Jacareí.
O projeto, inspirado no livro “Práticas Pedagógicas para a Igualdade Racial”, lançado pelo MEC (Ministério da Educação), inclui oficinas para professores e funcionários de creches e Emeis que orientam sobre a importância de valorizar e promover as culturas afro e indígena entre os alunos.

Bonecos e brinquedos fazem parte do projeto nas Emeis e crechesValter Pereira/PMJ

“Além do conteúdo teórico, preparamos vários materiais como brinquedos, jogos educativos, livros e instrumentos musicais para que as creches e Emeis possam trabalhar o tema com os alunos”, explica a supervisora de Educação Infantil, Adriana Bertucci Martucelli.
“A Secretaria de Educação de Jacareí tem procurado oferecer à população uma educação de qualidade cada vez melhor, como a implantação dos EducaMais e a entrega dos kit de uniformes”, comenta o secretário de Educação, João Roberto Costa de Souza.
Mudança cultural – Entretanto, o secretário explica que, além dos investimentos na estrutura física, existe uma grande preocupação em promover práticas culturais que contribuam para a melhor convivência das pessoas. “As mudanças físicas se deterioram com o tempo, mas as culturais permanecem. Vejamos o exemplo do racismo que começou há séculos, com a escravidão, e as marcas permanecem até hoje”, comenta.

E se alguém tem dúvida de que criança tem preconceito, a supervisora Adriana explica que sim: “de 3 a 5 anos, a criança já começa a discriminar. Por isso é importante a educação que valorize a igualdade racial desde a infância”. E o secretário de Educação completa: “se nos incomodamos com o fato de a sociedade ser racista, precisamos trabalhar para que não seja. O projeto Infância Sem Racismo quer contribuir nesse sentido, considerando que as grandes mudanças de valores e culturas se constroem nessa fase”.

Publicado em: http://www.jacarei.sp.gov.br/noticia/educacao/2012/04/18/infancia-sem-racismo-criancas-valorizam-a-diversidade-cultural/12307

Posted in Blog.