Crianças e bebês em interação na creche
Cisele Ortiz[1]
“Como observar as interações entre as crianças? Por que observar? Como essas interações afetam seu desenvolvimento e aprendizagem? Quais condições favorecem a interação”?
Neste artigo, publicado na última edição da Revista Primórdios*, Cisele Ortiz leva-nos a refletir sobre a importância da observação de bebês e crianças pequenas em interação na creche. A autora vai muito além do discurso sobre protagonismo e competência infantis, pois evidencia, por meio de cenas em vídeos, fundamentação teórica e sensibilidade, as maneiras de a criança, desde muito pequena, compartilhar olhares, gestos, objetos, brincadeiras e de aprender nesse espaço coletivo, que pode ser um bom lugar para se estar, crescer e se desenvolver.
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[1] Psicóloga, especialista em Educação Infantil. Coordenadora Adjunta do Instituto Avisa Lá Formação Continuada de Educadores.
(*) Revista Primórdios – Laços: o bebê, seus pais e o social. (v.8; n.8 – 2022) – Primórdios resulta de um trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa “Os primórdios da Vida Psíquica – Clínica dos Primeiros Anos” em atividade desde 2005. A revista reflete alguns dos fundamentos de sustentação do trabalho do grupo, como pesquisa-escuta, pesquisa investigação e pesquisa e interdisciplinaridade, sempre com foco no bebê, na criança e no ambiente. http://cprj.com.br/revista-primordios-v-8/