Cursos a distância do Instituto Avisa Lá

O Instituto Avisa Lá também é on-line. Seguindo sua proposta diferenciada já testada em 29 anos de formação continuada de profissionais de educação infantil e ensino fundamental (séries iniciais) a equipe do Avisa Lá desenvolve cursos, oficinas e consultorias e seu ambiente virtual de aprendizagem.

Procuramos assegurar que todos os interessados possam compartilhar boas oportunidades de aprender na interação, contando com a orientação de uma equipe especializada em cada um dos diferentes assuntos.

Princípios gerais

Compartilhamos das concepções que entendem que a formação continuada depende substancialmente das questões que emergem da atuação direta da prática. Os educadores estão em um real contexto de aprendizagem onde “se aprende a fazer fazendo”: errando, acertando, tendo problemas a resolver, discutindo, construindo hipóteses, observando, revendo, argumentado, tomando decisões, pesquisando, olhando outras práticas e realidades.

O processo de refletir sobre a prática, procurar compreendê-la e analisá-la em busca de aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido, é o foco da ação formativa. Partindo dos problemas reais enfrentados pelos educadores é possível por um lado valorizar sua experiência, por outro garantir maior participação e uma atitude investigativa como base para novas aprendizagens. Os conhecimentos teóricos trazidos pelo processo de formação são instrumentos valiosos de ressignificação da prática.

Para nós a interação é fundamental. Por isso, todas as atividades propostas exigem a participação dos cursistas. Textos e outros materiais de estudo podem ser acessados por qualquer participante, mas, o que vai  de fato assegurar a aprendizagem é o uso compartilhado desses materiais nas discussões em grupo, nos fóruns, chats e outros espaços de estudo e planejamento pedagógico.

Modalidades de formação a distância

Todas as atividades do Avisa Lá on-line propõe reflexões teórico-práticas sobre diferentes aspectos que envolvem a complexidade do trabalho em educação infantil e ensino fundamental (séries iniciais).

Curso – ideal para aqueles que tem um tempo a mais para estudar e desejam aprofundar conhecimentos sobre algumas áreas específicas de interesse. Essa modalidade, propomos leitura, estudo de vídeos, análise de produções de crianças e tudo o mais que possa contribuir para a reflexão sobre as práticas pedagógicas. No espaço reservado da Biblioteca, os participantes podem acessar todos os materiais de apoio com orientações de estudo semana a semana. Além disso, também assistirão a vídeos e conhecerão outros recursos que apóiam a reflexão sobre seu trabalho. Em seguida, o formador responsável abrirá, semanalmente, fóruns de discussão sobre alguns problemas e, para solucioná-los, os alunos deverão acionar todo o conhecimento construído em seu estudo pessoal e interagir com a opinião dos colegas. Ao final de cada  semana é produzida uma síntese que fechará o debate. 

Oficina – voltada para quem está atuando em sala de aula e quer refletir não apenas sobre possíveis práticas pedagógicas, mas sim sobre a própria prática pedagógica. É ideal para quem procura parceiros para compartilhar o que está fazendo no momento. Nessa modalidade a formadora do Avisa Lá propõe algumas experiências que devem ser desenvolvidas pelos participantes na prática. Em contrapartida os cursistas trazem seus relatos e comentários para aprofundar o debate entre os colegas. A proposta é muito simples: nossa equipe seleciona um bom projeto didático já desenvolvido com bons resultados. Um relato de prática contando o passo a passo desse trabalho. Os participantes poderão baixar o arquivo pdf, ler todo o conteúdo organizado na área de recursos e, se gostarem da idéia, poderão levar para suas escolas. Depois, entram no ambiente virtual para planejar cada etapa de trabalho, com a ajuda da formadora responsável. Durante a semana, desenvolverão tais propostas com seus alunos e, na semana seguinte, contarão suas experiências nos fóruns, podendo trocar com os demais colegas e receber devolutivas da formadora.  A condição Ideal dessa oficina é desenvolver as proposta na escola, sem perder nenhuma semana, dessa forma, será possível aprender a planejar e aproveitar as devolutivas da formadora enquanto o trabalho acontece na sala de aula, beneficiando as crianças imediatamente. Ao final de cada semana, a formadora escreverá uma síntese do grupo e, ao final do curso, os alunos poderão postar fotos e registros, resultado de seu próprio trabalho como um portfólio virtual.

Consultoria – dirigida a grupos com demandas específicas. Podem participar equipes de secretaria de educação, grupos de professores, técnicos de educação, coordenadores pedagógicos e diretores.

Avaliação e certificação

Todas as atividades são certificadas, mediante avaliação e participação ativa em pelo menos 75% dos debates propostos. Os alunos que participam nessa medida e demonstram, por meio das perguntas ou comentários, um certo domínio sobre o conteúdo tratado no curso ou na oficina, recebem certificados de participação por 60 horas de trabalho. Dessa maneira, o Avisa Lá continua mantendo-se nos limites do rigor e da seriedade profissional que tem marcado os 25 anos de trabalho pelo bem da formação de professores em todo o Brasil, presencialmente e a distância.

Recebem certificados apenas os participantes que obtiveram avaliação satisfatória  e plenamente satisfatória, definidos da seguinte forma:

  1. Participação: como o curso não é organizado no formato de aulas virtuais, não há controle de faltas por aula. A participação  é registrada de acordo com o relatório de acesso dos alunos no ambiente virtual, de suas postagens nos fóruns e discussões e de sua interação nas atividades. Levamos em conta a participação ativa: entendemos que entrar nos fóruns e ler o que está acontecendo é muito importante, mas não terá valor para obtenção do certificado.  Receberá a certificação quem participar ativamente – lendo e escrevendo – em no mínimo 75%  das propostas apresentadas e tiver avaliação satisfatória nas atividades propostas pelas formadoras.
  2. Aprendizagem: a avaliação das atividades consideram as aprendizagens construídas ao longo do curso, o que pode ser observado na qualidade da participação de cada um no conjunto das atividades. O aluno precisa, por exemplo, justificar suas colocações e refrenciar-se às discussões e leituras que foram realizadas, ou seja não basta dizer, concordo com fulano Serão avaliados de modo satisfatório ou plenamente satisfatório os participantes que alcançarem as expectativas de aprendizagem do curso.

Veja a seguir, os critérios de avaliação:

  Não satisfatório Satisfatório Plenamente satisfatório
Participação Não participou ativamente de até 75% das atividades propostas. Participou ativamente de mais de 75% a 85% das atividades propostas. Participou ativamente de 86% a 100% das atividades propostas.
Aprendizagem Não atingiu as expectativas de aprendizagem do curso. Atingiu em grande parte as expectativas de aprendizagem do curso. Atingiu plenamente todas as expectativas de aprendizagem do curso.

Como a avaliação é para nos um processo complexo, os certificado não são emitidos automaticamente. Após o curso, o formador inicia o processo de atribuição de notas, de validação e devolutiva para o grupo. O certificado, então, pode ser enviado em até dois meses após o final do curso.

Conheça nossa equipe

Deixe um comentário