Escadas e serpentes

Trabalhar com jogos amplia o repertório das crianças, possibilita a pesquisa, desenvolve o raciocínio lógico-matemático, alarga o conhecimento do mundo e permite vivenciar regras

Na Escola Tipuana1, os jogos de mesa sempre fizeram parte das atividades da Escola. Ao iniciar o ano de 2010, as crianças de 5 anos demonstraram grande interesse pelos jogos novos da sala. Assim, esse momento passou a fazer parte da rotina diária. Algumas questões começaram a surgir tanto em roda quanto nos momentos dedicados aos jogos. Entre elas: o que é um jogo? Quem inventou os jogos? Dá para aprender todos os jogos do mundo? Consideramos, então, interessante desenvolver o projeto batizado de Escadas e serpentes. Este nome foi inspirado no jogo Sobe e desce2, que as crianças jogavam em sala e, portanto, por elas já conhecido. Além de ampliar o repertório de jogos já conhecidos pelas crianças, o trabalho deveria possibilitar a pesquisa da história de alguns deles, compreender e vivenciar regras, entender o campo numérico conhecido pelas crianças, entre outros objetivos indicados a seguir:

  • Nossa intenção era apoiar o desenvolvimento da autonomia por meio de relações seguras, nas quais o poder do adulto vai sendo reduzido o mais possível.
  • Desejávamos que as crianças desenvolvessem as habilidades de descentrar-se e de coordenar diferentes pontos de vista.
  • Pretendíamos estimular a atenção, a curiosidade, o espírito crítico e a confiança na própria capacidade de pensar e de verbalizar honestamente suas opiniões. Também queríamos que elas tivessem iniciativa, apresentassem ideias, problemas e perguntas interessantes e que relacionassem alguns conhecimentos com outros.

Paralelamente, para o aprofundamento teórico, a equipe de professores trabalhou nas reuniões pedagógicas alguns textos de livros de Constance Kazuko Kamii3, em especial, Jogos em grupo na Educação Infantil: implicações da teoria de Jean Piaget4, no qual a autora discorre sobre três grandes objetivos para a primeira etapa da Educação:

  1. “Com relação aos adultos, gostaríamos que as crianças desenvolvessem sua autonomia através de relações seguras, nas quais o poder do adulto é reduzido ao máximo possível;
  2. Com relação aos colegas, gostaríamos que as crianças desenvolvessem a sua habilidade de descentrar e coordenar diferentes pontos de vista;
  3. Com relação à aprendizagem, gostaríamos que as crianças fossem alertas, curiosas, críticas e confiantes na sua própria capacidade de pensar e de dizer honestamente o que pensam. Também gostaríamos que elas tivessem iniciativa, levantassem ideias, problemas e perguntas interessantes e relacionassem coisas umas com as outras.”

Além disso, a equipe também participou de oficinas práticas de jogos, coordenadas por Adriana Klisys5, o que alimentou o desenvolvimento do projeto.

(Maria Cristina Proença, coordenadora pedagógica e Marina Lopes Guimarães, diretora geral e diretora pedagógica da Escola Tipuana, em São Paulo – SP)

1A Escola Tipuana tem o trabalho voltado para a primeira infância e atende a crianças de 1 a 6 anos, em São Paulo – SP.
2No jogo Sobe e desce, participam quatro jogadores independentes com um baralho de 40 cartas. Em todos os naipes, as cartas estão organizadas da mais baixa para a mais alta. O objetivo é obter a pontuação mais baixa no fim da partida.
3Constance Kazuko Kamii nasceu em Genebra, na Suíça. É psicóloga, socióloga, mestra em Educação e doutora em Educação e Psicologia. Foi aluna e colaboradora de Jean Piaget (1896-1980). Atualmente, é professora da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos da América.
4Jogos em grupo na Educação Infantil: implicações da teoria de Jean Piaget, de Constance Kazuko Kamii e Rheta Devries. Ed. Artmed. Tel.: 0800-703-3444. Site: www.artmed.com.br 5Psicóloga, formadora do Instituto Avisa Lá e diretora da Caleidoscópio Brincadeira e Arte, ambos em São Paulo – SP.

Ficha técnica

Escola Tipuana
Endereço: Avenida Diógenes Ribeiro de Lima, 916 – Alto de Pinheiros – São Paulo – SP – CEP: 05458-001 – Tel.: (11) 3023-0608 e 3023-0636
E-mail: tipuana@uol.com.br
Site: www.escolatipuana.com.br
Direção geral: Lilia Lopes Guimarães e Marina Lopes Guimarães
Direção pedagógica: Marina Lopes Guimarães
Coordenadora pedagógica: Maria Cristina Proença
Professora: Susana Miki Nagae

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