Uma Carta de Natal

Uma carta escrita por Dora, de cinco anos, ao Papai Noel, pedindo um vestido de princesa azul que havia visto em uma loja… e se apaixonado, quando passeava com a mãe, continha inclusive o endereço e telefone para que o “bom velhinho” encontrasse o presente desejado.  Sua carta nos mostra que, além de Dora saber a função comunicativa da escrita, com seu destinatário claro e gênero definido, estava imersa em uma prática social e seu esforço em se fazer comunicar comprova o sentido atribuído à tarefa.

Esperamos que os adultos possam ter um olhar generoso e que acreditem e invistam no potencial das crianças para que elas possam vencer seus próprios desafios, por meio dos instrumentos presentes na cultura.

Que todas as crianças, sem exceção, possam conviver com adultos que  valorizem e respeitem suas ideias e formas de expressão. É o nosso desejo para 2022 !

“Uma carta para o Papai Noel” de Beatriz Gouveia, formadora do Avisa Lá e mãe de Dora, para a sessão “Finalmentes” da Revista Avisa Lá, no 44 de 2010. Clique na imagem para acessar

Posted in Blog, Novidades and tagged , , .