mais uma edição liberada para download gratuito em nosso site
confira alguns artigos desta edição
Monstros para ativar a imaginação. As figuras monstruosas e grotescas aparecem como representações do imaginário desde épocas remotas, configurando-se como um elemento importante das elaborações do humano em vários povos e épocas.
Acreditar na imaginação, na criação e nos alunos levou a professora do 1o. ano do Ensino Fundamental a criar o projeto “Monstros”. As leituras literárias, os desenhos e colagens, entre outras propostas, enriqueceram a imaginação e as experimentações plásticas na criação de monstros individual e coletivamente. A escolha da temática e da sequência garantiu aos alunos a possibilidade de articular imaginários referentes à diversidade e às monstruosidades, legitimando, no contexto escolar, a possibilidade de incorporação de aspectos fundamentais ao desenvolvimento humano.
Analisar a escrita para alfabetizar melhor. Apreciar os detalhes, ampliar o olhar e refiná-lo para considerar o que cada pessoa vê foi um movimento importante no contexto de formação do Programa Além das Letras, do Avisa Lá. É possível e recomendável conhecer as hipóteses de escrita das crianças num percurso, mas as produções esparsas, esporádicas e descontextualizadas não refletem tudo aquilo que o aluno sabe. Um dos principais objetivos da formação foi refletir sobre a prática do CP em seu apoio aos professores para aprimorarem o conhecimento sobre o que os alunos já sabem, visando a formulação de propostas desafiadoras.
Projetos e mais projetos. Grande parte do trabalho da equipe de gestão não envolve apenas o fazer, mas sim o pensar, exercício principal do planejamento. É na hora de planejar que as dúvidas acontecem. Quais são as diferenças entre os projetos educativo, pedagógico, institucional, de formação e didático? Essas diferenças são discutidas neste artigo, assim como, a importância da articulação entre elas, para fazer dessa instituição uma verdadeira escola.
Leia todos os artigos desta edição, na íntegra, clicando aqui.