Segue uma amostra da edição!
Quem inventou os jogos? Dá para aprender todos os jogos do mundo? A partir dos questionamentos das crianças, efetivou-se uma ação que ampliou o repertório de jogos, a compreensão de regras e, ainda, a realização de uma pesquisa histórica sobre o tema. O artigo “Escadas e Serpentes” conta como os jogos possibilitaram a coordenação de diferentes pontos de vista, o espírito crítico e a confiança da criança na própria capacidade de pensar e de verbalizar suas opiniões.
O artigo “Antes, durante e depois da leitura em voz alta”, explicita uma formação de formadores sobre a temática. A partir de uma experiência pessoal de leitura, foram abordados aspectos como: o planejamento da leitura, os comportamentos leitores, a indicação literária, entre outros, que ampliaram a visão das participantes dos municípios.
O artigo “Rir e Educar” apresenta o depoimento de uma dupla gestora de creche que participaram da formação do Avisa Lá. Elas sublinham que, pensavam ser um trabalho sobre saúde bucal, mas, na verdade, ele possibilitou uma reflexão sobre o cuidar e uma ação educativa em várias dimensões no cotidiano da creche, como: higiene, alimentação e relação com as famílias.
“Música que soa na escola” revela que são inúmeras as manifestações musicais nas unidades escolares, mas a possibilidade de se realizar um trabalho só acontece se elas forem reconhecidas pelos profissionais. Uma pesquisa etnográfica aponta que as diversas experiências musicais e a reflexão das crianças sobre elas poderiam fazer parte dos processos escolares, pois já estão presentes na ação das próprias crianças.
Leia estes e outros artigos na íntegra clicando na imagem.