Aconteceu, no dia 21/10, o primeiro momento formativo do projeto Ateliês Criativos junto aos diretores e coordenadores pedagógicos dos CEIs inscritos e selecionados após o lançamento em 13 de setembro, pela DRE Itaquera.
Foi um dia potente, com pessoas animadas, envolvidas e reflexivas. O conteúdo tratado foi o uso de materiais descartados, a diminuição do uso do plástico, o banimento do EVA, a revitalização dos ambientes trazendo mais verde e mais materiais naturais para o uso das crianças. E é claro da potência das crianças.
Trouxemos a inspiração da artista Joana Vasconcelos e suas obras irreverentes, também fizemos uma oficina com os participantes a partir dos materiais que trouxeram, obedecendo a característica de ser mole, flexível.
As duas estratégias possibilitam uma experimentação criativa sobre o material e reflexões sobre a importância do uso dos sentidos, do conhecimento prévio, das memórias afetivas na criação de elementos originais e únicos.
Por fim, como o nosso foco são sempre as crianças, pensamos em formas de lhes possibilitar as melhores experiências e lembranças em sua infância, no momento em que vivem no CEI.
A fala de uma das participantes revelou a simbologia do dia: fazer um “catador de sonhos”, captando o desejo de todos de melhorar os ambientes para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças e agir colaborativamente na implantação de um Centro de Reutilização Criativa de Materiais na região.
Esta é uma parceria firmada entre a SME SP, DRE de Itaquera, ReMida de Buenos Aires, o Prof. Cristiano Alcantara e o Instituto Avisa Lá.