A NATUREZA COMO ESSÊNCIA DO HUMAN0: REVISITANDO OS AMBIENTES DOS CEIs.

A partir de uma demanda do Centro Comunitário Jardim Autódromo – CCJA, o Avisa Lá elaborou e desenvolve uma formação junto às equipes pedagógicas, merendeiras e pessoal de serviços gerais de sete CEIs. – Centros de Convivência Infantil – da entidade, respeitando suas particularidades.

O objetivo da formação é levar a natureza para dentro das unidades, para o seu cotidiano, tornando o ambiente mais natural, composto de luz, plantas, circulação de ar, cores e relações humanas significativas. A proposta, portanto, vai além da necessidade de brincar ao ar livre, mas pensar a natureza como necessária ao processo de humanização, o que leva as diferentes equipes a construírem um olhar mais sensível às relações com o outro e com seu entorno.

Partindo-se de um diagnóstico dos conhecimentos dos diferentes setores dos CEIs. sobre natureza e cuidados, constrói-se uma ética na relação com o meio natural e das relações humanas e, por fim, elabora-se um plano de ação que resulte em mudanças visíveis no ambiente das creches. (espaço físico e humano).

Para o grupo de apoio alguns dos conteúdos abordados são: reconhecimento e adequação de plantas aos diferentes ambientes escolares, manutenção e reconhecimento da importância das plantas para construção de conhecimentos dos adultos e das crianças, a natureza invisível e o conhecimento, plantio e cuidados com PANCS e plantas comestíveis.

Para o grupo pedagógico, estão sendo trabalhados conteúdos como: protagonismo infantil, observação de bebês e crianças pequenas nas experiências de interação com a natureza, ambientes de aprendizagem e cuidado de si e do ambiente.

Já foram realizados 3 Encontros de formação com os diferentes públicos e visitas a espaços onde puderam observar a natureza de forma diferenciada e aprender com ela.

Confira algumas fotos das ações realizadas.

 

Posted in Blog, Novidades and tagged , , , .