Confira alguns artigos desta edição
O olhar dos pequenos para a escola. Para marcar o momento em que as crianças de 5 anos finalizavam a etapa da Educação Infantil para iniciar uma nova fase da vida, era importante olhar o percurso trilhado e pensar o novo. Observando o interesse das crianças em mostrar a escola para as novas famílias, os professores propuseram que as crianças elaborassem e confeccionassem um novo folder da escola. O objetivo era de que as crianças, ao longo do trabalho, pudessem vivenciar um ritual de passagem que deixasse uma marca com a história dos processos vividos; além de explorar diferentes linguagens gráficas: fotografia, desenho e escrita; participar de situações contextualizadas de leitura e escrita. O produto final, com função social, foi um material que ficasse na escola como uma memória.
As regras do jogo. É possível aproveitar as práticas sociais de leitura para que as crianças, desde pequenas, possam solucionar problemas que lhes interessam nesse aprendizado. Ler as regras e compreendê-las já é uma grande diversão para quem joga. Mas, na escola, notamos que as crianças nem sempre vivem essa situação. Em geral, quando chega um jogo novo, é a professora quem ensina a jogar, perdendo-se a oportunidade de ler com os colegas, com a ajuda da professora, em uma situação em que, de fato, ler tem um sentido para elas. O relato de uma formação com professores sobre a temática, levou a muita reflexão e teve muitos frutos. Pois, é possível aprender outros tantos conteúdos por meio do jogo, mas a prioridade é, de fato, permitir que as crianças vivenciem as práticas culturais do jogo.
A cultura escrita na educação infantil. Este artigo relata um trabalho cujo desafio era introduzir uma forma muito diferente de trabalhar com a linguagem que se escreve e com o sistema de escrita, de forma significativa para as crianças. A proposta envolvia trabalhar com leitura e escrita e conhecimentos de ciências por meio de um projeto sobre animais, um dos temas preferidos dos pequenos. O processo de elaborar um produto final – um mural com informações ou uma coleção de cards feita pelas crianças ensejou inúmeras aprendizagens, pois há todo um processo de construção de conhecimento para se chegar ao produto final. A Educação Infantil é um período privilegiado para que as crianças se aventurem pela escrita, escrevendo segundo suas hipóteses, pensando sobre as relações sonoras, acessando o conhecimento de que dispõem para enfrentar os desafios que se colocam diante dela. Elas aprendem sobre a escrita e aprendem que podem se arriscar. Acreditar na criança pequena faz toda a diferença na tarefa de ensinar.
Leia todos os artigos, na íntegra, em:
https://avisala.org.br/index.php/category/conteudo-por-edicoes/revista-avisa-la-65/

