Revista Avisa lá #61

mais uma edição liberada para 
download gratuito em nosso site 

Confira alguns artigos desta edição

O trabalho com coleções literárias. O artigo apresenta uma experiência escolar com crianças de 3 e 4 anos e discute porque o trabalho com personagens de coleções literárias contribui para desenvolver comportamentos leitores. Várias propostas foram desenvolvidas, desde a apreciação das capas dos livros da coleção até conversas sobre o que se leu. A familiaridade com títulos envolvendo o mesmo personagem dá oportunidade ao professor de tematizar as narrativas e às crianças de ter elementos para participar das conversas. As crianças avançaram rumo à construção de opiniões como leitoras, construindo progressivamente justificativas cada vez mais elaboradas sobre aspectos das obras lidas.

O catador de papel e seu papel na comunidade. Para além de usar materiais recicláveis como recurso para as aulas de artes, a proposta da escola foi levar os alunos a entenderem melhor as questões ambientais, ampliando o olhar para o cuidado com a comunidade e seu meio. Tudo começou com uma aproximação de professores e alunos dos coletores de materiais recicláveis, os “catadores”, tentando entender esse universo. A proposta dos alunos construírem carroças com material reciclado, a oportunidade de entrevistarem um catador convidado pela escola e obra de um artista que fazia grafites nas carroças de catadores, acabaram por sensibilizar e ampliar a visão que se tinha da reciclagem e dessa atividade profissional.

O Gestão da formação em rede: foco leitura.  Quando uma formação em rede tem por objetivo transformar realmente uma prática, a escolha do foco, assim como o trabalho com todos os profissionais envolvidos, são aspectos fundamentais. Neste caso, o tema foi a leitura. Por meio de um bom diagnóstico, foram desencadeadas ações para avaliar e retroalimentar os processos de formação, revisitando constantemente as práticas. Embora as professoras sejam as grandes responsáveis pelo processo de formação de leitores, cabe à gestão escolar se corresponsabilizar pela aprendizagem das crianças. Assim, diretora, vice-diretora e coordenadora pedagógica se engajaram na formação de uma comunidade leitora.

Leia todos os artigos, na íntegra, clicando aqui

Posted in Blog, Novidades and tagged , , , .