Confira alguns artigos desta edição.
Crianças recém-alfabéticas podem escrever um texto?
Embora o artigo “Aprender com a criança e com a formação” tenha sido escrito em outro contexto, sobre a entrada das crianças de 6 anos no fundamental, as questões principais permanecem, ainda mais em tempos de pandemia. Práticas sociais de leitura e escrita, desde a pré-escola e logo nos primeiros dias do primeiro ano, são as respostas para a pergunta acima. O relato da professora mostra um caminho para que as crianças avancem com segurança e competência nas habilidades descritas pela BNCC para a alfabetização inicial.
Com o intuito de abrir um espaço de diálogo e experimentação, o projeto “Nosso Terreiro” desenvolveu-se a partir de uma visita das crianças de 2 a 7 anos na 29ª. Bienal de Arte de São Paulo e da escolha de alguns artistas se para trabalhar na escola. Foi realizada uma exposição dos trabalhos, dividida em terreiros, a exemplo da Bienal, possibilitando às crianças, pais e comunidade escolar arriscarem inusitadas produções. Essa experiência foi relatada ao Setor Educativo da Bienal, mostrando o desdobramento da visita.
Clique na imagem para acessar
É comum ouvirmos de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental que as crianças têm dificuldade de fazer algumas contas e que, apesar de o cálculo ser trabalhado diariamente, não surte nenhum efeito. O artigo “Cálculo Mental na Escola” discorre sobre uma vivência das participantes do Programa Além das Letras, sobre situações-problema sem a utilização de lápis e papel, bem como sobre a socialização das estratégias utilizadas por elas. Essa experiência possibilitou a compreensão de que cálculo mental, refletido e pensado, contribui para a mudança das práticas, alterando o completamente o ensino de Matemática.
Clique na imagem para acessar todos os artigos.