Confira alguns artigos desta edição!
“Passe o lápis cor de pele, professora?”… “Cor da pele de quem? “…” Eu sou muito mais amarela. É a cor da sua? – Não. Eu sou marrom.”
Este diálogo instigou a professora a desenvolver um projeto artístico com crianças sobre a cor da pele das pessoas como uma boa oportunidade para trabalhar questões étnico-raciais, ação que podemos conhecer em “Preto, marrom, bege, amarelo”.
O artigo “Comunicação pela escrita“ demonstra como uma simples troca de cartas coloca em prática o uso real da escrita e permite que os alunos da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental se apropriem cada vez mais do nosso idioma.
Em “Planejar bem a hora do almoço” demonstra como os momentos das refeições podem ser uma oportunidade para que a criança atue de maneira autônoma, cuidando de si e do outro. O artigo discorre sobre a formação dos profissionais a partir de variáveis que envolvem a alimentação – tanto as nutricionais e materiais, como também as afetivas e culturais. E repensar essas questões hoje, em tempos de pandemia, é um grande desafio.
A autonomia para lidar com as diferenças e enfrentar os dilemas morais é construída ao longo da vida, mas pode ter um bom começo muito cedo. No artigo “Apoio para a resolução de conflitos” podemos observar crianças bem pequenas aprendendo a solucionar problemas com os colegas. E o apoio do adulto na mediação dos conflitos, oferece estratégias de negociação e alternativas de convivência social.
Leia todos os artigos na íntegra clicando na imagem.