Rede Latino-Americana de Alfabetização

Rede Latino-Americana de Alfabetização mobiliza milhares de educadores na região

Iniciativa de Emilia Ferreiro nos anos 90 é retomada com o propósito de ampliar e atualizar o debate sobre os desafios da alfabetização na América Latina.

Fundada pela pesquisadora argentina Emilia Ferreiro, a Rede Latino-Americana de Alfabetização (Red) será relançada em 5 de maio, com o propósito de retomar seu compromisso político diante das discussões e proposições referentes à alfabetização na América Latina.

“A Rede tem suas raízes em um movimento iniciado em outubro de 1987, quando Emilia Ferreiro reuniu educadores de diferentes países da América Latina que acreditavam no direito dos alunos de serem ouvidos e respeitados como sujeitos capazes de aprender. Esse foi o embrião de um movimento que renasce agora com o mesmo propósito e que acumula as contribuições teóricas dos últimos 36 anos, produzidas a partir do marco psicogenético” – afirma a Dra. Giovana Zen, professora da Universidade Federal da Bahia, com pós-doutorado em Alfabetização, orientado pela Dra Emilia Ferreiro.

A iniciativa vem sendo articulada por um grupo de educadoras que desde 2019 trabalham voluntariamente pelo resgate da Rede Latino-americana de Alfabetização e sua constituição enquanto Associação. Desde sua divulgação, o grupo tem recebido inúmeras mensagens de apoio de educadores de diversas partes da América Latina e de instituições públicas, privadas e do terceiro setor. A Rede logo passará a admitir associados.

 “Apenas de forma coletiva é possível avançar na resolução dos complexos problemas políticos, sociais e educacionais que desafiam nossa região. Foi assim que pensamos quando a Rede foi iniciada na década de 90. Mantivemos essa visão ao longo de nossas trajetórias e espaços de trabalho, e é por isso que celebramos com ênfase essa nova iniciativa das colegas brasileiras, que já está se enraizando em outros países de nossa pátria latino-americana.”- afirma Mirta Castedo – Professora Emérita e investigadora de la Universidad Nacional de La Plata – Argentina y Coordenadora no Ministerio Nacional da Educação Argentina do pós título  “Lecturas y Escrituras en la Educación Primaria”.

Hoje, passados trinta anos, a Rede ressurge unindo a geração de Emilia Ferreiro, Telma Weisz e Delia Lerner com professores e pesquisadores mais jovens, que desejam fomentar a articulação de um coletivo capaz de debater os desafios da alfabetização na América Latina tanto do ponto de vista da formação quanto do ponto de vista das políticas públicas e congregando pesquisadores e professores latino-americanos que seguem acreditando que por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa.

Na programação do evento, teremos a apresentação da primeira diretoria da Associação, além de uma mesa composta por ilustres convidados. Participarão da mesa Alexsandro Santos, diretor de políticas e diretrizes da Educação Básica no MEC; Cybele Amado, diretora nacional de formação do MEC; Roberto Sidnei Macedo, diretor da FACED da Universidade Federal da Bahia; Zuleica Mara Brandão dos Santos, professora na Escola Municipal de Educação Infantil Kimimo Boa Vista,  Chapada Diamantina, Bahia; e Delia Lerner, especialista em didática e renomada pesquisadora argentina. O evento contará com tradução em Libras e na Língua de Sinais Argentina.

Os propósitos da Rede são:

  ●      Lutar pelo direito das crianças, jovens e adultos de serem escutados e respeitados em seus processos de apropriação das culturas do escrito;

●      Compartilhar e ampliar as discussões acerca dos aspectos psicolinguísticos, sócio-históricos e didáticos que ancoram a perspectiva construtivista psicogenética;

●      Fomentar o intercâmbio entre pesquisadores, professores, formadores e gestores da Educação Básica e do Ensino Superior na América Latina.

O evento vai homenagear Emilia Ferreiro, no dia em que ela completa 86 anos, e também a pesquisadora brasileira Telma Weisz.

Dia 5/5, das 19h às 21h

Gratuito

Informações no site: REDALF inscrições lançamento

Formulário de inscrição: https://bit.ly/redalfa

Para acessar os cards de divulgação e compartilhar com sua equipe: https://bit.ly/40rJuuN

Posted in Alfabetização, Blog, Novidades and tagged , , .