Propostas em Artes na Educação Infantil – Mostras nas escolas

As “Mostras” realizadas no início deste mês nas 16 escolas de Educação Infantil de Sta. Cruz do Rio Pardo são frutos da formação desenvolvida pelo Instituto Avisa Lá com a rede municipal, em parceria com a empresa Special Dog.
Os conteúdos da formação tiveram por base conceitos como linha, formas, cores e suas relações com as artes visuais na educação infantil e resultaram nas produções infantis expostas nas Mostras.
Além desses conteúdos, a visita à Bienal de São Paulo, entre outras exposições, possibilitou a discussão sobre o conceito de “mostra” e as diferentes maneiras de apresentar o percurso criativo das crianças para a comunidade escolar.            

“As Mostras colocam as crianças em evidência, assim como, sua forma de ver e entender o mundo que a cerca; os adultos aprendem sobre as crianças aquilo que é significativo e valoroso para elas e valorizam a sua estética autêntica e não a estereotipada advinda dos meios de comunicação.” (1)

Compartilhar o trabalho realizado no fim do ano, mostra o quanto as escolas valorizam os percursos dos professores e das crianças.

Conheça um pouco dos resultados dessa formação, apreciando as fotos das Mostras realizadas pelas escolas participantes.

__________________________________________________
(1) Ortiz, C. e Carvalho, T. Mostra Cultural: tornando visível a trajetória anual.
(artigo publicado em nosso blog em 22/11/23)
Posted in Blog.