18/05 é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Crianças e adolescentes sofrem várias formas de violência e são as principais vítimas da violência sexual no Brasil. As principais violações de direitos são a exploração econômica (trabalho infantil), a negligência, o abandono, e as violências física, psicológica e sexual.
75,7% das violências sexuais são contra menores de 18 anos.
86% das vítimas de violência sexual são meninas
58% das crianças que sofrem violência sexual no Brasil têm entre 0 e 6 anos.[1]
A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer, tanto pelo abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal, quanto pela exploração sexual, o que acaba por despossuí-las de direitos, humanidade e proteção. E, no contexto da pandemia, essa situação ficou ainda mais agravada em decorrência do afastamento prolongado das crianças e adolescentes das escolas e também pelas condições socioeconômicas de grande parte da população.
O Avisa Lá reforça seu compromisso no sentido de sensibilizar, mobilizar e envolver funcionários, prestadores de serviço, parceiros, Secretarias de Educação e escolas, entre outros públicos, na luta pela garantia de direitos a toda criança e adolescente, para que seu desenvolvimento se dê de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.
[1] Fontes: Instituto Liberta; Faça Bonito