Mais uma edição do Projeto Comer e Brincar na escola.

O Avisa Lá foi selecionado na 8a. Edição do Edital Fundação Cargill.
O projeto formativo é dirigido a diferentes profissionais de cinco redes municipais de educação, por um período de dois anos e objetiva inserir ou aprimorar práticas relativas à alimentação e ao movimento no projeto pedagógico das escolas de Educação Infantil. A ação contribui para a ampliação do paladar e mudanças de hábitos alimentares das crianças; efetiva mudanças nos refeitórios para ofertar ou aprimorar a oferta de alimentos por meio do sistema de self service, apoiando a autorregulação, a possibilidade de fazer escolhas e a autonomia das crianças. Tudo isso contribui também para uma diminuição do desperdício de alimentos na escola.
O trabalho com o movimento apoia toda a ação de alimentação, pois desenvolve um olhar diferenciado em relação aos espaços do refeitório e organização da bancada, mobiliário e utensílios a partir de conhecimentos sobre os gestos e a ergonomia das crianças.  O brincar favorece, ainda, a construção da consciência corporal, autoria, e protagonismo das crianças nos diversos espaços da escola.
O projeto envolve também as famílias das crianças, valorizando seus saberes e culturas, tanto alimentares como brincantes, o que contribui para a construção de práticas educativas sobre as temáticas no cotidiano das escolas, além de disseminar conhecimentos científicos e práticas relativas à alimentação segura, sustentável e acessível nas comunidades.  O projeto incentiva ações intersetoriais locais para o enfrentamento da questão da insegurança alimentar, aprofundada pelos impactos econômicos e sociais da pandemia nas famílias.

Clique aqui para conhecer a divulgação do projeto Comer e Brincar, entre outros selecionados.

Posted in Blog, Novidades and tagged , , , .