A Secretaria Municipal de Educação de Jacareí/ SP, desde o início de 2012, trabalha o Projeto Institucional “Infância sem Racismo”. Foram realizadas formações pedagógicas com os Apoios Pedagógicos das Unidades Escolares, houve a distribuição de bonecas negras de diferentes tamanhos e modelos. Todos os materiais de estudo foram enviados e disponibilizados aos professores e educadores das escolas. Na coletânea de atividades há orientações didáticas, leis, vídeos institucionais sobre o preconceito e racismo, curiosidades e informações sobre a cultura africana/ afro brasileira e indígena, indicações de bons livros paradidáticos e músicas etc.
A Secretaria de Educação também buscou fundamentação teórica:
Práticas Pedagógicas para a Igualdade Racial na Educação Infantil: Esta publicação tem o objetivo de apresentar subsídios para práticas pedagógicas e de gestão voltadas para a promoção da igualdade racial na educação infantil. Vale ressaltar que a natureza deste material é orientar programas e ações capazes de promover direitos, incidindo efetivamente na vida das crianças, a curto prazo. O documento é um dos produtos oriundos do projeto Educar para a igualdade racial em parceria entre o MEC/COEDI, o CEERT e o UNICEF1, com apoio logístico da SECADI na etapa final.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica. Construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnicoracial, de gênero, regional, linguística e religiosa. A apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afrodescendentes, asiáticos, europeus e de outros países da América.
Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial: Documento disponibilizado no site do MEC, realizado em parceria com NEAB (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades) e Instituto Avisa Lá.
Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais: Projeto Formação da Rede em Prol da Igualdade Racial, em parceria com UFSCar e apoio da COEDI/SEB/MEC,
Algumas ações realizadas nas U.Es:
ü As 04 Creches Municipais e 15 Creches Conveniadas de Jacareí estão recebendo a visita da “BONECA HANNA”, é uma boneca da raça negra, que “está chegando” em sistema de revezamento, nos berçários das creches com o objetivo de favorecer a interação, o brincar, despertar o afeto e trazer a cultura africana para os bebês de zero a três anos. O nome HANNA, significa “Felicidade” na Nigéria .
ü Foi criado, quatro “Caixas Móveis” que estão percorrendo as 34 EMEIs. A Caixa tem objetivo de sensibilizar, estimular e incentivar o professor para conhecer mais sobre a cultura afro-brasileira/ indígena e compartilhar com os demais educadores as boas práticas promotoras da Igualdade Racial de modo natural, claro e sem preconceitos. Cada Unidade Escolar compartilha acrescentando na caixa as atividades realizadas com as crianças e educadores. Há bonecos criados com as crianças, filmagens, fotos, livros e DVDs, estudos, descobertas realizadas sobre o tema. Cada Unidade Escolar, também registra a avaliação dos professores e da Equipe Gestora sobre a abordagem do assunto, participação das famílias e parcerias realizadas.
A Secretaria de Educação ressalta que a iniciativa do trabalho vem de encontro às orientações do MEC, onde a Educação Infantil deve favorecer a construção positiva da autoimagem de todas as crianças, valorizando a raça, fazendo todas as crianças se sentirem bem com seu corpo, sua cor de pele, seu cabelo etc.
Adriana Bertucci Martuscelli
Supervisora da Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação de Jacareí/ SP
Fonte de pesquisa:
http://www.ceert.org.br/
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12579%3Aeducacao-infantil&Itemid=859