Cursos a distância – 1º semestre de 2019 (Inscrições encerradas)

Coordenadora: Renata Frauendorf
Formadores: Camilla Schiavo, Denise Tonello, Mariana Americano e Renata Frauendorf

1. Documentar para avaliar: Por que e como elaborar portfólios?

O uso de PORTFÓLIOS, como instrumento de avaliação, valoriza a observação e o acompanhamento do percurso de aprendizagem de cada criança durante o ano. Essa é uma documentação apontada pela Base Nacional Comum Curricular- BNCC como necessária e importante. Mas como organizar esse registro para que tanto as famílias tomem conhecimento do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças como também seja um documento formativo ao professor?

Este curso apresentará subsídios para que, em diálogo com a BNCC, educadores possam refletir sobre a avaliação numa perspectiva formativa, processual e contínua. Será possível aprender: a elaborar propostas e intervenções cada vez mais ajustadas às necessidades individuais (da criança) e coletivas (do grupo-classe), a planejar momentos de observações, pautadas nos direitos e objetivos de aprendizagem para cada etapa do desenvolvimento, e analisar continuamente o processo de cada criança.

Formadora: Denise Tonello Público-alvo: Profissionais de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, ou demais interessados no registro dos processos de avaliação.

2. A construção de experiências sobre espaço, tempo e quantidades.

O campo de experiências “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” proposto pela BNCC, discorre sobre as experiências que as crianças vivenciam que envolvem conhecimentos matemáticos sobre contagem, relações entre quantidades, ordenação etc.

Mas como planejar um trabalho nas turmas de Educação Infantil que privilegie a construção de experiências significativas nesta área? Como planejar atividades nas quais as crianças possam desenvolver a curiosidade, investigar e levantar hipóteses considerando as especificidades desta fase do desenvolvimento?

Neste curso, a partir da análise de práticas efetivas bem-sucedidas e embasadas teoricamente, será possível refletir sobre questões relativas às experiências infantis que são mais potentes na apropriação do conhecimento matemático e quais condições didáticas e intervenções o(a) professor(a) podem desenvolver para potencializar as aprendizagens.

Formadora: Camilla Schiavo Público-alvo: Professores e Coordenadores de Ed. Infantil.

3. O papel do coordenador pedagógico como formador de professor

Afinal qual a função de um coordenador pedagógico? Qual sua importância dentro da instituição? Como conciliar ações de formação com demais atribuições? Perguntas como essas fazem parte do dia a dia deste profissional que tem entre tantas demandas: cuidar do processo de aprendizagem dos alunos e dos professores, bem como implementar o currículo na escola.

A proposta deste curso é apoiar o coordenador na construção de seu papel profissional e na organização de uma rotina de trabalho que permita, entre outras coisas, acompanhar sua equipe de professores e pensar caminhos para a gestão do cotidiano, assegurando tempo para a formação profissional na unidade escolar.

Formadora: Renata Frauendorf Público alvo: Coordenadores pedagógicos

Custo por aluno: R$ 426,00 em até 3x sem juros. Desconto para pagamento à vista no boleto bancário.
Inscrição: de 18 de fevereiro a 22 de março (Prorrogado)
Duração: 12 semanas (60 horas de dedicação)
Semana de início: 25 de março (Prorrogado)
Semana de finalização: 03 de junho

Faça sua inscrição através de nossa loja virtual em https://loja.avisala.org.br/cursos

Após a conclusão são emitidos certificados de participação.

Para saber mais sobre nossa a metodologia e equipe de formadores: https://cursos.avisala.org

Consulte-nos a respeito de preços especiais para grupos de participantes de uma mesma instituição e grupos fechados para Secretarias Municipais de Educação.

Dúvidas/Contato: suporte@avisala.org

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