Criar redes, alavancar mudanças na prática profissional e qualificar a educação oferecida às crianças: essa é a tônica dos Programas do Instituto Avisa Lá!
Seu município pode aderir aos programas diretamente!
- Formação em rede: profissionais responsáveis pela formação continuada das redes municipais de ensino são o primeiro elo da cadeia de formação que chega até as escolas
- Equipe especializada em formação de formadoras (equipes técnicas), coordenadoras pedagógicas, diretoras e professoras
- Abordagem semipresencial: seminário em São Paulo e atividades a distância com consultoras do IAL.
- Eixos temáticos pautados na Base Nacional Comum Curricular
- Formação sustentável: continuidade do trabalho localmente depois de finalizada a participação no programa
- Um ano e meio de duração
- Formas de contratação diversificadas
Programas semipresenciais ou a distância
Educação Infantil | Ensino Fundamental – primeiros anos |
Programa Formar em Rede – Aproximação com a Cultura Escrita na pré-escola. |
Programa Além das Letras |
---|---|
Iniciar o processo de alfabetização na pré-escola? Tema polêmico, mas, que deve ser enfrentado. Como fazer para que a leitura tenha sentido e significado para os pequenos. Focado nas atividades para as crianças, estratégias formativas para técnicos, indiretamente diretores, cps. e professores. | Propostas de formação para implantar, com propriedade, as condições didáticas essenciais: leitura pelo professor e pela criança. Escrita pelo professor e pela criança. Práticas de leitura em contextos cotidianos, leitura literária. Focado nas atividades para as crianças, estratégias formativas para técnicos, indiretamente diretores, cps. e professores. |
Programa Formar em Rede – Zero a três Anos |
Programa Além dos Números |
Conteúdo temático: cuidar e educar – organização dos tempos, dos ambientes, das atividades para crianças de 0 a 3 anos. Focado nas atividades para as crianças, estratégias formativas para técnicos, indiretamente diretores, cps. e professores. | Conteúdo temático: apropriação do sistema de numeração pelas crianças, ressignificação do sentido do trabalho com cálculo mental, utilização de jogos. Focado nas atividades para as crianças, estratégias formativas para técnicos, indiretamente diretores, cps. e professores. |