Boneca Hanna visita creches para levar cultura afro

As 04 Creches Municipais e 15 Creches Conveniadas de Jacareí estão recebendo a visita da “BONECA HANNA”,  é uma boneca da raça negra, que “está chegando” em cada berçário das creches com o objetivo de favorecer a interação, o brincar, despertar o afeto e trazer a cultura africana para os bebês de zero a três anos. O nome HANNA, significa “Felicidade” na Nigéria . A iniciativa faz parte do Projeto “Infância sem Racismo”, da Secretaria Municipal de Educação, que ensina os bebês a valorizarem as diferenças sem discriminação. Estudos revelam que infelizmente algumas crianças sofrem discriminação desde pequena. A Educação Infantil deve favorecer a construção positiva da autoimagem de todas as crianças, valorizando a raça, fazendo todas as  crianças se sentirem bem com seu corpo, sua cor de pele, seu cabelo etc.

Hanna fica em sistema de revezamento na sala de aula. Ela dança ao som de ritmos africanos e indígenas, conta boas histórias africanas aos bebês, brinca com eles, almoça, dorme em revezamento nos berços. A boneca fica 15 dias em cada creche.

A Secretaria Municipal de Jacareí possui, além das creches Municipais e Conveniadas, 34 EMEIs (Escolas Municipais da Educação Infantil), totalizando 53 escolas envolvidas no projeto este ano. Todos os Apoios Pedagógicos ou Diretores já receberam a formação pedagógica e materiais de estudo para socializar e disponibilizar aos professores e educadores das escolas. Na coletânea de atividades há orientações didáticas, leis, vídeos institucionais sobre o preconceito e racismo, curiosidades e informações sobre a cultura africana/ afro brasileira e indígena, indicações de bons livros paradidáticos e músicas etc.

As EMEIS e Creches Municipais de Jacareí receberam no início do ano letivo bonecas e bonecos negros para todas as salas de aula. A Secretaria Municipal de Educação comprou mais de 300 bonecas negras  de diferentes  tamanhos e modelos.

Todas as Unidades Escolares realizam o “Projeto Leitura”, em que semanalmente é enviado um livro para a leitura da criança com a família. A Secretaria Municipal de Educação orientou que fossem também enviados livros com histórias africanas e/ou indígenas para a leitura da criança com a família. Diariamente na escola há o momento da  “Hora da História” que também está sendo utilizado por muitos educadores para compartilhar as ricas histórias e contos africanos ou indígenas para as crianças desde os berçários.

Há também, quatro “Caixas Móveis” que estão percorrendo as 34 EMEIs. A Caixa tem objetivo de sensibilizar, estimular e incentivar o professor para conhecer mais sobre a cultura afro-brasileira/ indígena e compartilhar com os demais educadores as boas práticas promotoras da Igualdade Racial de modo natural, claro e sem preconceitos. Segundo a Supervisora da Educação Infantil,  Adriana Bertucci Martuscelli,  nas escolas de Educação Infantil, TODAS as crianças devem ser respeitadas e valorizadas. Não basta conhecer as leis e os direitos humanos temos que repensar e inovar a prática pedagógica desde o Berçário.

(Marta Fernandes)

Publicado em: http://www.nossajacarei.com.br/noticias/1-cotidiano/4829-boneca-hanna-visita-creches-para-levar-cultura-afro-e-afastar-preconceito.html

Posted in Blog.