18/05-Dia Nacional de Combate ao Abuso sexual de crianças e adolescentes

O Avisa Lá está comprometido com esta causa!

Violência Sexual é uma violação dos direitos sexuais, porque abusa e/ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade cronológica, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social. A violência sexual ocorre no ambiente intrafamiliar, quando há relação de parentesco entre vítima e agressor, e extrafamiliar, quando não há uma relação de convivência familiar entre agressor e vítima.

Abuso sexual é a utilização do corpo de uma criança e adolescente, por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual.

A educação sexual é fundamental para garantir o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, livre de preconceitos, mitos, tabus e da própria violência.
A atitudes de todos pode ajudar a mudar os índices de violência contra crianças e adolescentes em nosso país.

De acordo com o Painel de dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, mais de um terço das violações registradas em 2023 são contra crianças e adolescentes, e em mais de 80% dos casos a pessoa que figura como agressor é familiar ou conhecido da vítima. Diante desse contexto, a escola e outros espaços de convivência de crianças e adolescentes se tornam de suma importância na prevenção, reconhecimento e comunicação de qualquer forma de violência. Por isso, os profissionais precisam construir ambientes seguros e promover diálogos que deem o espaço necessário para isso.
Você encontrará orientações para educadores e roteiros de atividades para a prevenção às violências e o desenvolvimento de autodefesa com crianças e adolescentes no material disponível gratuitamente em: https://www.facabonito.org/

Se você tiver suspeita, conhecimento ou presenciar qualquer violação de direitos contra crianças e adolescentes, denuncie:
– Disque 100 ou disque denúncia local;
– Conselho tutelar;
– Polícia Civil e delegacias especializadas;
– Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal;
– E para crimes na internet: new.safernet.org.br/denuncie.

O INSTITUTO AVISA LÁ, entende que a escola é um polo de proteção e defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes, em parceria com o rede do entorno e que a efetivação de uma Política de Proteção a Crianças e Adolescentes, no âmbito da educação ,é prioritária para subsidiar suas ações e condutas institucionais, dentro e fora da instituição.

Conheça nossa POLÍTICA DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE, clicando aqui.

Posted in Blog, Novidades and tagged , , , .