Mar de histórias, a leitura pelo professor

Modalidade: curso
Coordenação: Silvana Augusto
Formadores: equipe avisa lá
Público Alvo: Coordenadores e Professores de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental (turmas diferentes para professor e coordenadores)

Ementa:
Apresentar histórias para as crianças não parece ser novidade para os professores. Mas, o que se observa com mais freqüência são práticas de contadores de histórias, interpretações, dramatizações etc., são raras as oportunidades de leitura de histórias. É comum que se pense que as crianças não se interessam pelo texto escrito ou que necessitam de ter textos mais fáceis, cheios de ilustrações. Sabe-se, no entanto, que a leitura assegura às crianças a oportunidade de pensar sobre os tantos modos de se perpetuar as narrativas na cultura escrita. Os contos de f ada s, por exemplo, são excelentes meios para se garantir que elas pensem sobre os textos lidos, a linguagem própria dessas narrativas, seus aspectos formais que faz com que sejam reconhecidas em qualquer cultura. Ao escutar tantas vezes, as crianças têm condições de se apropriar dessa estrutura, o que lhes permite recontar as mesas histórias e inventar outras. Colocar essa discussão em debate, modificar a concepção que os professores têm das crianças como leitoras e também produtoras de cultura e melhorar o planejamento e o desenvolvimento da leitura pelo professor é o desafio deste curso.

Objetivos:

  1. Discutir o papel da roda de leitura na formação do comportamento leitor das crianas.
  2. Levantar critérios para o planejamento da roda de leitura.

Conteúdos:

  1. Repertório de contos clássicos infantis.
  2. Características dos contos de fadas e a narrativa clássica.
  3. A leitura como conteúdo de ensino e o papel da roda de leitura na formação do comportamento leitor da criança.
  4. Orientações didáticas para a leitura pelo professor.
  5. Critérios para a seleção de textos para serem lidos para as crianças, pelo professor.
  6. Planejamento da roda de leitura em seus três momentos: antes, durante e depois da leitura.

Metodologia:
O curso está organizado em torno de atividades em sala de aula em tempo real, estudo de texto, fóruns de discussão e outras atividades virtuais interativas que visam elucidar as principais questões que envolvem a formação do aluno leitor e a aprendizagem da linguagem que se escreve. O cursista deve acessar a biblioteca de textos literários e de artigos técnicos sobre a leitura pelo professor, ler para a sua sala de aula e participar dos fóruns de discussão com os demais participantes para receber orientações e discutir novos encaminhamentos que tornem possível a leitura como atividade diária.

O material ficará disponível aos participantes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, o fórum de discussões, contendo perguntas e respostas, bem como comentários dos participantes, estará em funcionamento, permitindo interação entre os participantes, complementando o aprendizado.

Avaliação e certificação:
Todas as atividades do curso serão avali ada s e receberá a certificação quem participar de 75% das propostas apresentadas

Deixe uma resposta