Quando nos conscientizamos que os trabalhos produzidos pelas crianças têm grande valor para a construção dos percursos individuais de criação, passamos a olhar diferente para eles. Na nossa escola, a organização e o cuidado das produções infantis são ações educativas, incluídas no planejamento diário,importantes para pais, crianças e professores
- pasta de artes: O material que guardamos no armário é devolvido para a criança e sua família, no final de cada bimestre, dentro de uma pasta poliondas com alça, tamanho A3. Uma outra solução, bem barata, é a produção de pastas grandes, de papel kraft (pardo), com laterais coladas com fita crepe ou grampeadas, decoradas pelo próprio dono da pasta. Colocar trabalhos na pasta é uma atividade muito importante,para todas as crianças, desde os 3 anos, porque dá a elas a oportunidade de rever suas produções, trocar informações com os amigos e, no caso das maiores, perceber as mudanças no próprio percurso.
- caderno de artes: Todas as crianças têm um caderno de desenho, que está sempre ao alcance delas, tendo a liberdade e autonomia para buscá-lo e guardá-lo, podendo desenhar quando quiser. O caderno dá à criança visibilidade de seu percurso, possibilita terminar os desenhos no dia seguinte, observar o que fez anteriormente e, até mesmo, reelaborar antigos trabalhos.
- arquivo de imagens: A equipe acha importante reservar um lugar na escola para guardar, com a autorização dos pais, algumas das fascinantes produções das crianças. Esse acervo serve como material de pesquisa para ser usado em sala de aula, nos momentos de apreciação, como mais uma estratégia para o ensino das artes.
- exposições: É rotina da escola organizar exposições com as crianças, desde os três anos. As produções, antes de serem guardadas no armário, são expostas pelas crianças, nos murais da sala, onde permanecem enquanto secam ou esperam retoques. Outras vezes, discutimos e organizamos com elas exposições maiores. Dessa forma, valorizamos suas produções e contribuímos para que aprendam a montar exposições, pensando e estabelecendo critérios de escolha, pesquisando sobre os lugares onde podemos expor os trabalhos e como fazê-los para ficarem bem bonitos, decidindo que fundos são mais apropriados, como podemos expor os nomes dos autores, em que seqüência, etc.
(Equipe de professores de educação infantil da Escola Verde Que Te Quero Verde: Cristiane Caldeira Morgado, Denise Barreto Nogueira, Érika Figueiredo Fernandes, Fernanda Célia A. L. F. dos Santos, Fernanda Ribeiro Macedo e Luciana Arruda Barbosa.)