Como fazer uma Naná/trono com as crianças, igualzinha às da Niki, usando jornal velho.Você pode variar fazendo divertidas esculturas de bichos e bonecos os mais diferentes para brincar e enfeitar o ambiente.
As professoras da Creche Casa da Criança e as da escola Mopyatã fizeram Nanás usando uma cadeirinha como estrutura.
…As crianças ajudaram rasgando jornal, amassando bem, se enrolando com fita crepe… foi a maior folia! Bruno, então, que leva tudo à boca, como fazem os bebês, deve ter comido todos os classificados! Algumas crianças iam e voltavam, colavam um pouquinho e saíam, voltavam e colavam mais, até terminar. Ficou pronta. Trouxe o catálogo para a roda e pedi que as crianças procurassem a Naná azul e me dissessem o que mais poderíamos fazer na nossa para ficar como a da Niki.
Kevin foi direto apalpar os seios protuberantes:– Mamá!
– Não, Kevin, não é Mamá é Naná, eu disse – Mamá, mamá – repetia o Kevin tentando dizer que tinha que pintar o sutiã de alvo que todas elas têm. Assim fizemos. Terminada a Naná, todo mundo quis sentar um pouquinho, e tinha gente que não queria sair mais!
(Professoras Dora e Linda, do grupo de 2 a 3 anos da Casa da Criança, em Ermelino Matarazzo)
Materiais:
- Estrutura base (uma cadeira para quem quiser fazer um trono, um
banco para quem quiser fazer dinossauro, burrico, dromedário…)- jornal
- fita crepe
- cola branca diluída em água, na proporção de 4 medidas de cola para 1 de água ou cola de farinha
- guache colorido
- pincéis
- Amasse bolas e rolos de papel, não muito grandes.
- Forre a peça com o jornal amassado, cuidando para que fique tudo bem preso com fita crepe.
- Depois que tudo estiver forrado, faça o acabamento: recorte tiras de papel, molhe-as na cola diluída e use-as para cobrir a peça. Deixe secar por uns dias, de preferência ao sol.
- Pinte a peça toda de branco e deixe secar. Dê o acabamento usando agora as cores que você quiser e…
pronto!Dependendo do suporte, o brinquedo pode durar muito tempo e agüentar bastante peso. Mas, se estragar logo, tudo bem! Desmanche tudo, aproveite a mesma estrutura, junte mais jornal e recomece.
Com um pouco de imaginação você poderá inventar quantos brinquedos quiser, dos mais variados tipos. Aproveite para brincar com as crianças enquanto fazem; elas vão gostar de ver tanto papel velho virar um bom brinquedo que pode servir tanto para a sala quanto para o parque.