A experiência em formação continuada com metodologia própria desenvolvida pelo Avisa Lá ao longo de seus 35 anos, aliada à experiência do Projeto Caminhos do Cuidar na Educação Infantil, realizado com as equipes gestoras de Escolas de Educação Infantil do município de São Paulo, no contexto da pandemia, reafirmou a convicção da necessidade de se oportunizar uma formação aprofundada em gestão da saúde e bem-estar nas redes públicas de Educação Infantil. Frente aos desafios advindos do enfrentamento da Covid-19 e da especificidade da Educação Infantil, faz-se necessário pensar em uma gestão da escola que contemple diretrizes, projetos estruturados e ações em saúde, alimentação e bem-estar, sem perder de vista as interações e brincadeiras, formas de aprendizagem e desenvolvimento dos bebês e crianças pequenas. O Avisa Lá já havia construído, ao longo dos anos, conhecimentos nessas áreas com produção de material inclusive e hoje pode contribuir com os profissionais das redes públicas de educação na formulação de alternativas tanto para os momentos de afastamento social, quanto ao momento de retorno e continuidade das atividades nas unidades escolares, buscando garantir da qualidade do atendimento dispensado às crianças e famílias.
Duração
- O Programa tem duração de 10 meses podendo ser prorrogável por mais 10 meses no ano seguinte
Objetivos Específicos
Formar diretamente as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação – SMEs, diretores, coordenadores para que assumam o papel de formadores e tenham corresponsabilidade pela qualidade do trabalho de oferecido às crianças na gestão da saúde e bem estar.
- Criar uma rede de trabalho colaborativo nas unidades escolares e entre municípios participantes.
- Incentivar mudanças nas práticas cotidianas a partir da gestão que garantam a saúde e segurança das crianças, famílias e funcionários, visando incrementar a qualidade do serviço ofertado.
- Possibilitar a aprendizagem do cuidado de si e do outro e a formação de hábitos saudáveis de funcionários, crianças e famílias.
- Implantar uma comunidade virtual de formadores, com ações presenciais e a distância, gerando um contexto real de uso da tecnologia para a troca de experiências, circulação e produção de conhecimento.
Concepção de formação
Nesse modelo de formação a teoria serve para confronto, afirmação e elucidação das questões cotidianas. Os conteúdos teóricos auxiliam a tratar de problemas educativos reais, subsidiar a análise de diferentes pontos de vista e estratégias. Portanto, a teoria se reveste de significância e pode possibilitar uma apropriação original e criativa por parte do gestor/educador. Diferentes estratégias formativas são empregadas e os recursos utilizados são variados: ambiente virtual (com sala de reunião, área de cada município, biblioteca e videoteca, materiais de apoio, fóruns, entre outros)
Conteúdos
- Gestão para a Saúde: Cuidados pessoais e do ambiente
- Diagnóstico da estrutura de saúde da unidade e da dimensão dos cuidados no cotidiano
- Concepção de saúde e bem-estar na educação infantil: promoção da saúde e prevenção de doenças em ambientes coletivos com crianças
- A dimensão dos cuidados com a criança para promover a aprendizagem de cuidar de si e a formação de hábitos saudáveis para toda a vida
- Elaboração e implantação de projeto institucional com base nos documentos oficiais e protocolos, com construção conjunta de indicadores
- Noções básicas sobre cuidados, higiene pessoal e do ambiente
- Lavagem das mãos, uma atitude ética
- Cuidados de saúde emocional para os adultos e crianças
- Rotina de formação de todos os envolvidos.
- Ações intersetoriais na busca de alternativas conjuntas nos territórios
Os conteúdos formativos incluem a socialização da metodologia de formação atrelada aos contextos de trabalho e o fortalecimento da ação formativa da equipe técnica da secretaria, dos diretores e coordenadores pedagógicos das escolas.
Formato
Há duas instâncias formativas simultâneas:
- Na estrutura de formação do município buscando apoiar a equipe técnica da Secretaria de Educação. As ações formativas dirigidas às equipes técnicas de formadores das Secretarias Municipais de Educação são realizadas a distância e incluem seminários presenciais, se possível, frente à pandemia. As formadoras das Secretarias devem desenvolver e executar durante seu processo formativo (e com orientação dos consultores do Instituto Avisa Lá) o plano de formação em serviço de diretores e coordenadores pedagógicos das Unidades de Educação Infantil (UEIs).
- Já a segunda instância de formação – relacionada ao atendimento oferecido às crianças e, portanto, a atuação de diretores e coordenadores pedagógicos das Unidades de Educação Infantil, com a recomendação de um encontro mensal para pequenos grupos de UEIs, seguindo as orientações do programa. Os Diretores e Coordenadores Pedagógicos devem, por sua vez, planejar e desenvolver, concomitantemente, a formação de suas equipes, que inclui professores e todo o pessoal de apoio (cozinheiras, auxiliares de limpeza, entre outros).
Eventos formativos previstos durante a execução do Programa:
- Seminários Presenciais (2 no ano) de 16 horas a ser realizado em São Paulo/SP para dois formadores locais. Caso não seja possível realizar o seminário presencialmente, o Avisa Lá apresenta todas as condições tecnológicas para realiza-los a distância.
- No 1º. Seminário apresentam-se a estrutura e funcionamento do Programa, os projetos e conteúdos da formação, o uso do portal e suas ferramentas. Neste seminário, os formadores terão a oportunidade de interagir com formadores de outros municípios brasileiros, e apropriarem-se dos conteúdos previstos. No segundo seminário são apresentados os resultados das práticas realizadas nos municípios
- Encontros mensais a distância por meio de reuniões online com as formadoras das Secretarias Municipais de Educação, com duração de duas horas.
- Supervisão a distância durante todo o processo de planejamento e formação em serviço das formadoras nos respectivos municípios.
- Discussões em Fóruns no ambiente virtual de aprendizagem do programa.
- Curso a distância para coordenadores e diretores nas temáticas tratadas pelos técnicos locais (até 40 participantes)
Carga Horária Prevista
Aproximadamente 210 horas/ano
Resultados Esperados
- Protocolos e procedimento nas áreas de gestão para a saúde e bem estar incorporados ao cotidiano escolar com segurança e acolhimento dos funcionários, crianças e famílias
- Formadores e Gestores com um novo olhar para a formação
- Apropriação de estratégias de formação
- supervisão entendida como acompanhamento e parceria
- Apropriação dos conteúdos de saúde e bem-estar desenvolvidos pelo programa
- Utilização da observação e do registro como instrumento de trabalho para o planejamento das ações;
- Avaliação interna de processo, segundo os indicadores do programa acordados com os municípios.
- O IAL certificará técnicos, diretores e coordenadores participantes. Os professores devem ser certificados pela própria Secretaria.
- O IAL certificará os Diretores e Coordenadores que participarem do curso a distância.
Clique aqui para ver as formas de contratação.
Fale conosco em contato@avisala.org.br ou ligue para 11 30325411